Painel do carro em LCD




Muitos carros topo de linha produzidos nos EUA e na Europa já contam com painéis com alguma parte em LCD. Alguns carros que eu consigo lembrar são o novo Fusion Hybrid e a séries S da Mercedes. Claro que estes carros são relativamente caros e utilização destas novas tecnologias ajuda a diferenciar o carro dos demais e também o seu preço premium.

Aqui no Brasil é normal achar que a novidade deve levar pelo menos uns 5 anos para chegar aos nossos topo de linha, certo? Bom se depender de alguns fabricantes nacionais, a novidade pode chegar em 3 anos. Empresas como a Continental e Delphi vem desenvolvendo softwares e hardware para atender a demanda que só deve crescer os próximos anos.

Coisas como camera de ré, GPS integrado e outras funções são grande demandantes por painéis mais inteligentes e dinâmicos que somente são entregues utilizando tecnologias como LCD ou similar. Lá fora o grande motivador é a utilização de força motriz híbrida que requer um painel que tenha mais informações do que um carro monocombustível.

Outro fator relevante é que telas de LCD para carros precisam de um certo cuidado, pois precisam ser bem mais resistentes do que as telas de espertofones e monitores. No carro as temperaturas chegam a valores muito superiores as recomendadas pelos fabricantes e um tipo especial de tela precisa ser desenvolvido. Sem falar nos trancos e trepidações pelos quais o carro passa. O painel de instrumentos precisa ser confiável em todos os casos de uso. Vamos ver se em 3 anos, que é a promessa.

via G1.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: