Palio Weekend Elétrico

Em 2006 comentei sobre a iniciativa da Fiat de criar uma versão elétrica do Palio. Depois de 3 anos a Fiat começou a produzir o Palio Weekend Elétrico. Eu fiquei todo feliz, mesmo sendo um carro da Fiat. Desde que vi as montadoras nos EUA vendendo carros híbridos comecei a ter esperanças de que algum modelo destes chegasse ao Brasil, mas naturalmente os custos de impostos do nosso querido país varonil impedem que estes carros cheguem com preços acessíveis.

O Palio Weekend Elétrico é um carro restrito para empresas que estão participando do projeto com A Fiat: Ampla, CPFL, Eletrobras, Cemig, Copel, Furnas, Correios, entre outras. E seu custo é completamente fora da realidade: 140 mil reais. O que faz pensar, já que o carro sem o kit elétrico custa por volta de 40 mil. É difícil de acreditar que um motor elétrico e baterias custem quase 100 mil reais, mas como estamos no Brasil e aqui os impostos criam um campo de distorção da realidade, qualquer coisa é possível.

Segundo o artigo do G1, todo o kit elétrico é importado e terceirizado. Mas as coisas ruim não terminam por aí. O Governo ainda joga contra, por que o imposto a ser cobrado por estes importados ainda é mais alto do que o normal por causa da categoria que eles caem.

Acima uma imagem do Palio Weekend Elétrico sendo recarregado debaixo de um grande painel solar. Aliás, o tempo de carga da bateria é de aproximadamente 8 horas e a autonomia das baterias é em torno de 120km. Eu certamente teria um carro destes. Eu ando por volta de 80km/dia e a autonomia cai como uma luva, mas seu comportamento no transito é bem ruim. Talvez pior do que um carro 1.0.

O motor elétrico gera 20cv com torque de 5,1kgfm. Ai vale lembrar que o motor do Hyundai i30 2.0 está na casa de 19,9kgfm. Quer saber o tempo de 0 à 100 km/h? Longos 28 segundos.

Seria bem legal se o governo tornasse carros elétricos isentos de IPVA e outros impostos. Isto faria com que o Brasil tomasse a frente no desenvolvimento deste tipo de carro.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Palio Weekend Elétrico”

  1. Avatar de Marcelo

    Seria muito bom se o governo incentivasse meios alternativos de energia, mas aí, qual seria o ganho deles? A Petrobrás é uma das maiores estatais do Brasil, se começassemos a utilizar energia elétrica, água, etc. não haveria ganhos para o nosso querido governo, daí a sua total falta de apoio.
    Bem, pelo menos esta é a minha opinião.
    Abs!

  2. Avatar de Alexandre

    seria ideal se o País investisse mais em tecnologia renovaveis, mas ainda estamos um pouco longe desta realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *