Para os paraónicos: Google encriptado




A Google parece ter finalmente uma coisa para os paranóicos e os profissionais de Segurança da Informação. Agora você pode acessar a mais conhecida e utilizada ferramenta de busca utilizando o protocolo SSL. E você que não é paranóico e não é preocupado com segurança dos dados? Bom, deixe me explicar uma coisa.

Toda navegação de internet pode ser “escutada” por pessoas com as ferramentas corretas. Assim como uma ligação telefônica pode sofrer uma “escuta” conexões de internet também podem. Como se evita isto? Utilizando SSL! Sim, você já deve ter acessado o banco através da internet, não? Reparou que eles sempre falam daquele tal de cadeado que fica em algum lugar do seu navegador? Então. Esta é a indicação que o SSL está ativo e funcionando. Outra indicação é que o endereço de um site não é o tradicional “http://”, mas sim “https://”. Reparou no “s”. Ele vem de segurança, até mesmo por que eu não achei uma palavra que começa com “s” para dar a idéia de paranóia.

Aliás, já que estamos dando nomes aos burros, SSL quer dizer Secure Sockets Layer, e ao utilizar SSL para acessar um dado site quer dizer que a conexão entre o seu computador e o servidor do site está codificada o que faz com que a escuta seja mais difícil, afinal, em tecnologia nada hoje em dia é impossível, não é mesmo?

Mas se é mais seguro por que a Google só agora trouxe o “s” ao seu principal produto? Bem, no Gmail e no Google Docs o SSL já está em usa há alguns anos, mas tem algumas pegadinhas. Por conta da criptografia o acesso a sites com SSL pode ser um tanto mais lento. Tem mais, apenas a ferramenta de busca está com SSL, mas a busca por imagens não. Nem o Google Maps tem suporte para o SSL.

Veja mais aqui.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: