Perian 1.2




Esta semana saiu a versão 1.2 do Perian. Pra quem conhece, a novidade é que arquivos Matroska agora tem sua “arte” como os demais arquivos de vídeo no iTunes. De resto a nova versão trás correção de erros e melhor suporte para o Snow Leopard (OS X 10.6). Você pode ver todas as novidades aqui, basta procurar pela descrição da versão 1.2.

Agora se você não conhece o Perian, aqui vai uma rápida explicação. No mundo Windows você precisa daqueles codec-packs para poder vídeos nos diferentes formatos. No Mac isto não existe. Se você não conseguir abrir um arquivos de vídeo existem apenas 3 opções para tentar vê-los.

A primeira é utilizar o Flip4Mac. Este programa é como um plugin para o Quicktime e permite que você veja arquivos WMV.

A segunda opção é utilizar o VLC. Ele é capaz de tocar *muitos* arquivos de vídeo sem precisar de nenhuma intervenção adicional. O chato é que você precisa utilizá-lo para tocar os arquivos de vídeo. Se você quiser ver no quicktime ou no frontrow, esquece.

Aí que entra a terceira opção e minha preferida. Perian! Ele é o canivete suíço dos arquivos de vídeo e graças à ele você consegue tocar (virtualmente qualquer um) seus filminhos (sejam eles peludos ou não). Assim dá pra ver aquivos matroska, divx, xvid entre outros diretamente no FrontRow, por exemplo.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Ivan

     /  20/12/2009

    Uma dúvida: com o Perian, pode-se dispensar o Flip4Mac? Ou este continua indispensável para rodar os .wmv no mac?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: