Photoshop evoluindo para telas sensíveis ao toque




Nada mais natural para o Photoshop ter uma interface mais adequada para telas que agora passam a ser sensíveis ao toque. Hoje as telas sensíveis ao toque, ou touch screen. Pequeno parênteses, certa vez me contaram uma história de um vendedor de uma loja de produtos de informática se referiu a esta tecnologia como “toque screen”, o que não deixa de ser verdade, mas é mais engraçado do que correto.

Voltando ao assunto, hoje telas deste tipo são mais populares em espertofones e tablets, mas em alguns notebooks a tecnologia já está disponível e a Adobe para não se sentir atropelada já se adianta e começa seus estudos de como a interface de seus produtos deveriam ser este novo tipo de interface.

Durante os últimos vinte e poucos anos teclado e mouse reinaram soberanos e coisa de 10 anos pra cá, tablets (da wacom e não o gadget popular hoje em dia) se tornarem indispensáveis por conta de sua precisão na hora de ilustrar seja lá o que for. Com telas sensíveis ao toque dos dedos e sim, usei o plural da maneira correta pois não é mais restrito à apenas um toque, mas sim ao múltiplos dedos.

No vídeo abaixo a Adobe fala sobre esta nova fronteira de interface e suas ações a respeito do assunto.

Gostou? Então fica ligado, pois tudo que você viu pode estar em breve disponível no seu tablet (iPad e similares) e no seu computador. Graças ao Adobe Photoshop Touch SDK, que é um conjunto de códigos que permite que você desenvolva programas que fazem interface com o seu tablet (novamente, estou falando de iPad e similares).

Para saber mais detalhes de como este SDK irá funcionar e os primeiro 3 apps que a Adobe criou para demonstrar a tecnologia, dispare seu navegador em direção ao endereço http://www.photoshop.com/products/mobile.

Mas fique atento, a novidade só funciona com a versão CS5.5. Aí é que começa uma confusão interessante. O pacote é CS 5.5, mas a versão do Photoshop é CS5.1, que na contagem de seres computacionais quer dizer 12.1. A versão anterior do Photoshop, do pacote CS5 era 12.0. Entendeu? Não? Então vou traduzir. O pacote “touch” está disponível para o pacote CS5 e CS5.5, contudo para o CS5 é necessário instalar um pequeno pacote de atualização para o suporte ao touch.

Os 3 apps são Adobe Nav, Adobe Color Lava e Adobe Eazel. Veja o vídeo abaixo que demonstra como tudo funciona. Tudo estará disponível no mês de maio. Os apps estarão na App Store da Apple. Para a coisa funcionar será necessário que seu computador e o iPad estejam na mesma rede.

Veja o demo do Adobe Nav

Veja o demo do Adobe Color Lava

Veja o demo do Adobe Eazel




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: