Pixelmator: O Photoshop baratinho para Mac




Eu não tenho a necessidade de ter o Photoshop instalado na minha máquina. Sei que ele é o melhor do mercado, porém ele é um ferramenta robusta demais para o meu nível de conhecimento em edição de imagens. Claro que eu sei os conceitos básicos, mas o principal problema de ter o Photoshop é que ele é caro. Pelo menos aqui no Brasil ele é absuradamente caro. A versão CS5, que é a última que foi lançado até a data que escrevi este artigo, custa em torno de 2.500 reais. Totalmente surreal um software custar mais do que um computador. Nos EUA, isto não é assim, por lá a versão completa custa 700 dólares. Levando em consideração que um notebook bom custa em torno de mil à mil e quinhentos dólares, tá bom, né?

Bom, como não sou fã de pirataria e todos os softwares que tenho nos meus computadores ou smartphone são free ou tem sua licença comprada com cartão de crédito. Durante muito tempo tenho procurado alternativas para o Adobe Photoshop no Mac e desde 2008 venho tentando novos programas. Os principais são o GIMP e o SeaShore. O primeiro é ruim e o segundo um pouco melhor, porém ainda estão muito distantes de serem uma versão grátis do Photoshop. Sim, os dois são grátis, e creio que ambos sejam opensource.

pixelmator.jpg

No mes passado eu descobri o Pixelmator que é um programa pago que acaba de chegar à App Store. Ele já existia antes, porém, por conta do novo esquema de distribuição e venda de programas para Mac, ele está em esquema promocional. Pelo menos até a data que escrevi este artigo, ele estava. Seu preço normal é 60 dólares, porém por tempo limitado está à 30 dólares.

Baixei o dito e testei aversão trial, que pode ser encontrada no site, e fiquei impressionado. O software não é o photoshop dos pobres, porém é visualmente atraente e funciona muito bem. Fiz algumas edições para criar uma imagem, diga-se de passagem, tosca, mas para meu nível de conhecimento, está muito bom. Ele serve para fazer edição básica e por 30 dólares creio ser uma ótima compra para editar imagens ocasionalmente.

Assim como a Adobe tem muito conteúdo sobre o Photoshop com dicas e tutoriais, o Pixelmator também conta com uma galeria de tutoriais para você descobrir como melhor utilizar o software de edição de imagens. Confira a galeria aqui.

Um aviso importante. Se você pretende comprar o Pixelmator, compre logo, pois o preço pode deixar de existir em breve. E mais importante do que isto. Se você comprar a versão 1.6.4 através da App Store, vai ganhar a versão 2.0 de graça quando ela for liberado mais tarde este ano. Veja mais sobre este problema da App Store aqui.

Abaixo um rápido vídeo falando da versão 1.6.4.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: