Players de DVD de alta definição




Pois bem, eu ainda não tenho uma TV de alta definição, mas já estou entrando no mérito de escolher meu próximo DVD player. Venho pensando em diversas alternativas. A que mais me agrada é ter um MacMini ligado à TV através de DVI-D ou HDMI e espero que a Apple anuncie a opção de um leitor de BluRay ao invés de apenas um simples DVD+/-RW.

Enquanto esta opção fica apenas nos meus sonhos existem outras alternativas. A primeira e mais óbvia é comprar um novo DVD player. Aí já começa o meu problema. O player não é mais de DVD, ele é BluRay ou HD DVD. Existe uma disputa entre estes dois formatos e pelo que tudo indica quem deve prevalecer é o formato da Sony, BluRay. O HD DVD da Toshiba vem perdendo “clientes”, mesmo com preços mais baixos que o BluRay. Para complementar existem ainda videogames que também fazem o papel de serem players ou tocadores de DVD. O PS3 tem um leitor BluRay e o XBOX tem a opção de ter um HD DVD externo.

Para completar ainda existe aquele esquema de proteção contra pirataria de dividir o mundo em áreas. Na época do DVD, Brasil faz parte da região 4 que não engloba país algum da europa e tão pouco EUA. Agora no BluRay, as coisas estão parecidas, porém não estão iguais. Brasil faz parte da Região A ou 1. Todos os países das 3 américas fazem parte desta região junto com o Japão e alguns países asiáticos.


Depois vem a região B ou 2, que engloba Africa, Europa e Austrália. Por fim, Russia e demais países asiáticos na região C ou 3.Por um lado esta nova divisão ficou bem mais interessante para nós Brasileiros que podemos agora consumir sem problema algum os filmes americanos, mas não sei se é bom para a cultura nacional, já que Portugal, continua numa área de codificação diferente da nossa. Você pode ver a lista de países e suas respectivas áreas melhor aqui.

Outro conceito importante do BluRay é que o hardware disponível no mercado pode ser da versão 1.0 ou 1.1, e os discos sendo lançados no mercado podem ser em parte incompatíveis com o seu player. A vida não é fácil não é mesmo? O ideal é esperar hardware do tipo 2.0 que deve ser a versão final da especificação BluRay. Sabe porque? Nenhum player disponível hoje, exceto o PS3, pode ser atualizado. Por isto, tem muita gente dizendo por aí que o único player bluray que presta é o PS3.

Já o HD DVD não tem codificação por regiões. Pelo menos na sua atual versão. E na comparação entre os dois formatos dá para notar que o BluRay é bem melhor. Aliás, uma coisa que eu descobri é que o som é obrigatório estar em DTS nos dois formatos. 😀

Por fim, não pense que estamos atrasados e que por causa da TV aberta no Brasil estar entrando na era digital, estaria na hora de comprar um player BluRay ou HD DVD. Apenas no final do ano passado é que começaram a ser vendidos nos EUA os primeiros filmes, shows e séries em alta definição. Muita coisa ainda deve acontecer, então antes de comprar qualquer coisa, recomendo esperar bastante.

A menos é claro que você não se oponha em assistir filmes num videogame como o PS3! 😉

Veja mais aqui, aqui e aqui.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Comprando um player Blu-ray

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: