Pneu para a Lua




Eu certa vez escrevi sobre um novo pneu que a Michelin pretendia (ou ainda pretende) colocar no mercado. Sua grande revolução é que ele não precisaria mais ser enchido. Publiquei até alguns vídeos dos protótipos que foram construídos e claro que pensamos logo em quando vamos ter a opção de colocar isto nos nossos carros.

Acontece que cerca de mais 4 anos se passaram e nada do pneu surgir e nenhuma noticia complementar veio à tona. Isto até pode ser fácil de explicar, pois a Michelin deve ter decidido que o barulho gerado pela nova estrutura era inviável para um carro então apenas alguns tipos de veículos, possivelmente só os carga ou pequenos carrinhos elétricos é que irão receber a novidade.

Eu lembrei deste pneu da Michelin depois de ver o artigo sobre um novo pneu desenvolvido por uma universidade canadense para ser usado em lugares como a Lua ou Marte.

A McGill University fez um projeto curioso e se você olhar bem para a roda, vai lembrar daquelas armaduras medievais. Sim, elas são feitas de uma malha tramada de ferro e por dentro existem várias pequenas pelotas de ferro. A roda, por conta desta característica é chamada da Iron Ring, ou para os íntimos ou colonizados pela Apple, iRing.

A nova solução garante maior absorção de impactos, dispensando suspensões elaboradas e também permite maior aderência em terrenos acidentados.

Veja mais detalhes aqui.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Eduardo

     /  04/01/2011

    Talvez eles venham ao Brasil para testar o pneu. 🙂

    Responder
    • É verdade, tem hora que eu acho que estou na lua, por que as ruas tem cada cratera que é difícil de saber a diferença. Mas cá entre nós, este pneu num carro deve ser a maior derrota.

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: