Pneu verde




Fiquei impressionado com a demonstração no AutoEsporte do pneu verde com o carro Toyota Corolla. Deixaram o carro rolar em ponto morto com um pneu “normal” e depois trocaram por pneus “verdes”. A diferença na distância percorrida no embalo foi de mais de 50 metros. Ficou impressionado também?

Esta diferença de distância quer dizer que o pneu verde economiza combustível. O conceito de pneu verde surgiu em 1992 quando introduziram silica na banda de rodagem substituindo o o negro de fumo. Porém o importante é que não se deve confundir o “pneu verde” do processo de fabricação com o “pneu verde” ecológico.

Aqui no Brasil alguns carros já rodam com pneu verde. O VW Polo Bluemotion utiliza o Dunlop SP10 e o Uno Mille Economy roda com Bridgestone B250. Ambos os pneus tem silica na sua composição. A explicação para que esta adição ser melhor para a economia de combustível é que a sílica diminui a histérise que é a geração de calor que ocorre quando o pneu flexiona. Veja mais aqui.

A Bridgestone apresentou um novo pneu verde durante o IAA Motor Show 2009. Aqui no Brasil, o Corolla sai de fábrica com o Pirelli P7, que desde o ano passado utiliza “pneus verdes”, mas explorando o site da Pirelli não encontrei nada sobre o P7 ser verde.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: