Por que o Motorola Droid é também o Milestone?




Semana passada o estagiário especial que está trabalhando comigo perguntou se o HTC Tytn II era o também o HTC Kaiser e eu me toquei que não é apenas com HTC que às vezes rola de um produto ter mais de um nome ao redor do planeta.

Com carros isto já acontece. O Hyundai i30 por exemplo é conhecido como Hyundai Elantra em alguns países. O VW Voyage era vendido nos EUA e no México com o nome VW Fox e o Hyundai Azera também é conhecido como Hyundai Grandeur, mas interessante mesmo é saber por que o nome muda de país para país.

Eu já soube de casos do nome do carro mudar por questões culturais ou até mesmo sua sonoridade que em determinados países pode se tornar um motivo para o povo não comprar aquele determinado veículo. Na semana passada eu descobri um motivo para o Motorola Droid se chamar Milestone no Brasil e ser o Droid nos EUA.

O Droid na verdade se chama Milestone, mas a operadora de celular Verizon nos EUA licenciou o nome “Droid” das empresas de George Lucas para usar em seu marketing e aproveitar que o smartphone utiliza o sistema operacional Android. Boa tática de marketing, concorda? Isto acaba gerando alguma confusão ao redor do planeta e certamente deixou o meu estagiário meio atrasado em suas pesquisas.

O Google Phone é outro que tem dois nomes. Hora alguém chama de Google Phone e hora ele é chamado de Nexus One. Aliás, o Nexus One é uma clara referencia à série de Androids do filme Blade Runner e quem detém os direitos de Blade Runner não está muito satisfeito e certamente vai disputar o uso do nome com a devida compensação financeira cabível. Aliás, borra tudo. Na verdade não tem nada a ver com o filme Blade Runner, pois este já é baseado em outra obra: o livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?”

Via NYTimes.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Pois é, da mesma motorola, o meu Dext também é conhecido lá fora como motorola Cliq.

    Aliás, o que você acha do SO Android? Já tive iPhone, Blackberry e agora tenho um Dext com Android 1.5 (cupcake). Confesso que fiquei impressionado.

    Responder
    • O Android parace ser um ótimo SO para smartphone, mas se for analisar o hardware + software, ainda acho que o iPhone é a melhor opção, mesmo tendo menos recursos. O Dext tinha tudo para ser um ótimo smartphone. Adorei o software para redes sociais, que ainda poderia receber algumas melhorias, mas o hardware deixa a desejar. Ontem mexi num Milestone, a experiência é bem melhor, a tela é fenomenal e o retorno da Interface é melhor do que do Dext…. mas eu ainda prefiro o iPhone.

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: