Por que o Twitter é melhor do que email




Pode parecer loucura, mas acho que depois de muito tempo finalmente preciso concordar com os mais loucos seres pensantes que anunciaram meses atrás que o email está morto. Confesso que atualmente uso o email como ferramente de comunicação com outras formas de carbono apenas no trabalho. No meio pessoal e para manter o blog funcionando também utilizo o email, mas apenas com outras criaturas mesozóicas que precisam de mais de 140 caracteres para se expressar.

Apesar de não gostar muito de telefones, acredito que atualmente a melhor maneira da comunicação entre individuos é o telefone (ligação de voz) com Twitter. Se não dá para colocar tudo em 140 caracteres, basta ligar para explicar e ser profundamente prolixo. Agora vamos aos fatos que tornam o twitter melhor do que o email. Depois de ler as explicações você vai ver que definitivamente o email morreu e que o twitter reina soberano no futuro que se coloca à nossa frente.

Fato 1: Você só recebe DM (Direct Messages) de quem você segue.

Não é fantástico? Mensagens pessoais em PVT só chegam até você se você seguir determinada pessoa. Caso não você não a siga, só dá para mandar uma mensagem publica. Pra mim isto quer dizer o fim do SPAM. No email você recebe mensagem de qualquer pessoa, mesmo que ela não queira falar com você.

Fato 2: Limitação de caracteres torna as pessoas objetivas.

Acho muito chato aqueles emails que começam com um monte de frases perguntando como você está, falando sobre férias e outras brincadeiras que são obrigatórias para obedecer aqueles chatos protocolos de convivio social. Você já sabe que o sujeito vai pedir alguma coisa chata mesmo. Pra que enrolar e desperdiçar caracteres se dá para ser objetivo?

Fato 3: Ponto de origem

No Twitter dá para ver o ponto de origem de uma mensagem. Seja através do “RT @fulaninho” ou do “(via @fulaninho)”. Se estes dois não estiveram presentes, dá ainda para ver através do link “in reply to” na interface WEB do twitter e ainda alguns clientes conseguem montar a origem das mensagens.

Fato 4: Ninguém sabe usar o campo de assunto do email

São raros as mensagens de email que vem com algum subject que realmente define o seu conteúdo. Ninguém sabe usar aquele campo direito. Quando você limita a pessoa a sintetizar o assunto numa hashtag aí sim dá para entender do que se trata. Concorda comigo que #runtothehills, #comofas, #thisissparta, #WTF definem muito bem um conteúdo?

Fato 5: Não tem caixa cheia

No twitter não tem como você não receber uma mensagem por que sua caixa de mensagem estourou um limite estipulado por um administrador de sistemas.

Fato 6: Você nunca mais vai receber PPTs de auto ajuda

Nem precisa explicar né? 😉

A discussão sobre Twitter vs. Email não é nova e naturalmente cada um tem seu espaço. Para aprofundar na discussão você pode ler artigos como este que analisa o Twitter e email para melhor utilizar cada um. Tem também uma analise sobre a evolução da comunicação no Read Write Web. Pra fechar um ótimo artigo do John Dvorak e sua lista de 9 motivos pelos quais o email morreu.

Eu adoraria que alguém dentro destas grandes corporações alterasse aqueles formulários de cadastro para tirar o email e colocar o twitter como sendo o método de comunicação primário. #sonhomeu #delirionerd




Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Poxa, acho que você me convenceu a criar uma conta no Twitter!

    Responder
  2. Acho que vejo mais o twitter do que meu email ! rssrsrs é um vicio bom, tenho seguidores fieis que recebem e RETWITAM as minhas mensagens. É um canal excelente de comunicação online 24hrs em tempo real. Creio que o Twitter vai substituir os FEEDS dos blogs pois é uma interação mais rápida. Semana passada teve um acidente em Israel, homem bomba explodiu-se dentro de uma lanchonete matando dezenas de pessoas. Um amigo meu em Israel que viu de longe o acontecimento e “Twittou” por celular e por acaso eu estava no Twitter, recebi imediatamente. Isso é bem interessante pois antes mesmo das mídias locais , televisão , radio etc… saber todo mundo no twitter já sabia disso. Agiliza a comunicação.

    Excelente post Bernardo, ops Bernabauer, parabens

    Bom segue meu twitter para vocês me adicionarem:
    http://twitter.com/decida_vencer

    abraço

    Fernando Augusto

    Responder
  3. Me sinto uma E.T. Uso e trabalho com Internet desde 1997 e até hoje não achei motivos consistentes para usar o Twitter.

    Amo e-mail… MSN. Já telefone, prefiro ligações rápidas.

    @maysa

    Responder
    • Twitter é o que há! Eu era fã do email, mas as pessoas simplesmente não sabem usar. Mandam um monte de lixo e dificilmente dá para aproveitar metade das mensagens. Mensagens de 140 caracteres faz o cérebro pensar. Ser objetivo é o ponto!

      Responder
  4. É com essa idéia em mente que o Google está construindo o Google Wave.

    Responder
    • O Google Wave parece divino, mas depende, até onde eu vi e entendi, de um navegador. O Twitter pode ser usado até via SMS, que é a coisa mais lowtech que existe hoje em termos de comunicação “digital”. Vamos ver se até o final do ano sai um Google Wave beta.

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: