Pode parecer loucura, mas acho que depois de muito tempo finalmente preciso concordar com os mais loucos seres pensantes que anunciaram meses atrás que o email está morto. Confesso que atualmente uso o email como ferramente de comunicação com outras formas de carbono apenas no trabalho. No meio pessoal e para manter o blog funcionando também utilizo o email, mas apenas com outras criaturas mesozóicas que precisam de mais de 140 caracteres para se expressar.
Apesar de não gostar muito de telefones, acredito que atualmente a melhor maneira da comunicação entre individuos é o telefone (ligação de voz) com Twitter. Se não dá para colocar tudo em 140 caracteres, basta ligar para explicar e ser profundamente prolixo. Agora vamos aos fatos que tornam o twitter melhor do que o email. Depois de ler as explicações você vai ver que definitivamente o email morreu e que o twitter reina soberano no futuro que se coloca à nossa frente.
Fato 1: Você só recebe DM (Direct Messages) de quem você segue.
Não é fantástico? Mensagens pessoais em PVT só chegam até você se você seguir determinada pessoa. Caso não você não a siga, só dá para mandar uma mensagem publica. Pra mim isto quer dizer o fim do SPAM. No email você recebe mensagem de qualquer pessoa, mesmo que ela não queira falar com você.
Fato 2: Limitação de caracteres torna as pessoas objetivas.
Acho muito chato aqueles emails que começam com um monte de frases perguntando como você está, falando sobre férias e outras brincadeiras que são obrigatórias para obedecer aqueles chatos protocolos de convivio social. Você já sabe que o sujeito vai pedir alguma coisa chata mesmo. Pra que enrolar e desperdiçar caracteres se dá para ser objetivo?
Fato 3: Ponto de origem
No Twitter dá para ver o ponto de origem de uma mensagem. Seja através do “RT @fulaninho” ou do “(via @fulaninho)”. Se estes dois não estiveram presentes, dá ainda para ver através do link “in reply to” na interface WEB do twitter e ainda alguns clientes conseguem montar a origem das mensagens.
Fato 4: Ninguém sabe usar o campo de assunto do email
São raros as mensagens de email que vem com algum subject que realmente define o seu conteúdo. Ninguém sabe usar aquele campo direito. Quando você limita a pessoa a sintetizar o assunto numa hashtag aí sim dá para entender do que se trata. Concorda comigo que #runtothehills, #comofas, #thisissparta, #WTF definem muito bem um conteúdo?
Fato 5: Não tem caixa cheia
No twitter não tem como você não receber uma mensagem por que sua caixa de mensagem estourou um limite estipulado por um administrador de sistemas.
Fato 6: Você nunca mais vai receber PPTs de auto ajuda
Nem precisa explicar né? 😉
A discussão sobre Twitter vs. Email não é nova e naturalmente cada um tem seu espaço. Para aprofundar na discussão você pode ler artigos como este que analisa o Twitter e email para melhor utilizar cada um. Tem também uma analise sobre a evolução da comunicação no Read Write Web. Pra fechar um ótimo artigo do John Dvorak e sua lista de 9 motivos pelos quais o email morreu.
Eu adoraria que alguém dentro destas grandes corporações alterasse aqueles formulários de cadastro para tirar o email e colocar o twitter como sendo o método de comunicação primário. #sonhomeu #delirionerd
Deixe um comentário