Adoro estes artigos que são resposta a outro artigo. Eu fui ler o meiobit para ver o que há de novo por lá e para minha surpresa via alguns artigos escritos pelo Leo. O meiobit tem vários autores, mas eu acredito que o blog precisa ter a cara da pessoa. Pra mim o meiobit é o Leo e ponto (sem tirar o mérito de todos os outros autores que por lá deixam suas noticias). Enfim, ele fez um artigo ontem falando das tecnorati tags e por que não se deveria utilizá-las.
Por um lado ele até tem razão. O fim do artigo fico todo poluído. É só ver o blog do bruno. O Blog é ótimo, ele é um ótimo vizinho de blog, mas chega no final do artigo tem uma penca de coisa que atrapalha. Tem o “compare preços” depois vem os TAGs do Tecnhorati, blogblogs e dos próprio blog. Totalmente over. Foi mal Bruno! Conteúdo legal, assunto bacana, mas chega no final do artigo é que nem aquele grupo que vai atrás da escola de samba na sapucaí. Uma zorra só!
Eu ia adotar o blogblogs também, mas acabei não fazendo por achar informação demasiada no final do artigo. Fico apenas com o “compare preços” que é útil aos visitantes que buscam opiniões sobre os produtos de tecnologia (que é o tema do meu blog) e ainda o technorati que é um local muito mais provável que uma pessoa de tecnologia vá procurar algo sobre o tema do o blogblogs. Pelo menos por enquanto.
Porém, eu acho que o Leo acabou fazendo uma confusão que a maioria das pessoas acaba fazendo. Categoria é uma coisa, Tag é outra. Categoria é algo que define um assunto, tipo as seções do jornal: Rio, País, Mundo, Esportes. Tags são coisas mais especificas, tipo: Se a categoria é esporte, as tags poderiam ser: futebol, vasco, chuteira, ronaldo e assim vai.
A categoria é uma coisa mais genérica, já a TAG é algo mais íntima do tema. Criar uma categoria para cada TAG do artigo é algo que vejo como errado. Dependendo do tema do blog você pode acabar com mais categorias do que artigos.
Ter muitas categorias acaba confundindo o visitante que não acha o que ele precisa. Umas das coisas que gostaria de fazer antes de completar dois anos de blog é diminuir a quantidade de categorias que criei.
Não sei se a minha visão deste assunto está deturpada, mas acredito que existe uma diferença entre Tag e Categoria. Sim. Existe sim. Claro que sim. hum… er… claro! 😉
Deixe um comentário