Produtividade nas alturas!!! Com ajuda de alguns apps no smartphone, claro!




NewImage

Todo mundo reclama da falta de tempo, de que não conseguem fazer suas atividades por que tem trabalho demais… Bom. Que existe muita coisa pra fazer, isto é um fato. Fazer atividade operacionais intercalando as atividades de projetos, não é complicado. Difícil é ter a disciplina para fazer isto.

Num mundo orientado à números onde você é apenas um recurso e não mais o diferencial de sucesso, sinto informar, mas você precisa se adequar a uma realidade que você pode até resistir, mas que invariavelmente mudará a sua maneira de ver o trabalho. Como os Borgs de Star Trek, resistir é inútil.

Na verdade, você sempre tem uma opção. Você jamais é forçado a fazer a vontade dos outros e caso você não concorde com as regras de produtividade, ou melhor, os hábitos de profissionais produtivos e bem sucedidos, sempre existe espaço para mais um vendedor de água de côco ou qualquer outro quitude compatível com areia, mar, calor… e neste ramo há muito espaço para inovação, se é que você me entende.

Voltando aos hábitos de pessoas produtivas. Pedra fundamental é ser uma engrenagem do filme Tempos Modernos. Roda, gira, roda e vai pra próxima. É assim, com disciplina militar, para não dizer o nome de qualquer regime autoritário ou totalitário que ganhou destaque durante o período da primeira e segunda guerra mundial que você deve encarar as atividades repetitivas do seu dia-a-dia. Assim você pode medir e acompanhar seja a atividade qual for.

Uma das coisas que eu defendo é que tarefas repetitivas não devem ser controladas por seres humanos. Existem máquinas, que dificilmente erram, para fazer tais coisas e lendo um artigo da TNW, descobri que existem uns apps muito bons que podem te ajudar a regrar as atividades repetitivas como ler emails, retornar ligações ou até mesmo realizar a pausa para mudar de assunto.

O artigo lista 10 apps que são matadores para criar um fluxo de trabalho que certamente se tornará vencedor se você o desenhar com maestria dando importância devida para os assuntos pelos quais você é responsável.

Os que eu mais gostei são os 4 abaixo.

Lift

Parece mais um app para pessoas que fazem exercício físico com maneira regular. Estes loucos que pagam a academia ou precisam manter hábitos para o corpo não se deteriorar e andam ou caminham, podem ter alguma resistência para repetir suas atividades, então, o Lift te ajuda, criando objetivos públicos e que podem ser compartilhados entre os amigos.

NewImage

Lembra da produtividade? Então, você só consegue medir sucesso com um histórico da atividade. O Lift consegue fazer isto. Ainda que ele parece ser voltado para atividade física, você pode usá-lo para outras atividades. Analisando o histórico, você percebe que o primeiro passo é o mais desafiador, os seguintes são motivados por competição e objetivos realistas.

Lift é um app para iPhone e não custa nada. Grátis! Download na App Store.

My Minutes

Este app serve para você dedicar um mínimo ou máximo de tempo para uma determinada atividade. Assim como o Lift, você pode usá-lo para atividades físicas ou mentais. Atividades por exemplo como jogar videogame devem ter um máximo de duração, e com o My Minutes você consegue fazer isto. 

NewImage

Uma vez que você configura a atividade, você define uma quantidade máxima ou mínima de tempo e também sua repetição. Acontece todos os dias? Só durante semana?

Uma vez configurado, você pode dar inicio a atividade e assim controlar o tempo que você gasta nela. Este app também é grátis e também para iPhone. Download na App Store.

30/30

Este app tem uma interface minimalista, mas muito bonito. Funciona de maneira similar aos anteriores. Você cadastra tarefas, o tempo estimado para cada uma delas e vai alternando entre elas.

NewImage

No começo o uso deste app pode ser um pouco confuso, pois a interface é toda através de gestos, mas depois que você se acostuma, se torna natural. Uma das coisas legais deste app é que você pode usá-lo como um display na sua mesa para regrar suas atividades e na sua configuração, existe a opção de evitar que a tela seja bloqueada ou que se desligue, o que é muito bom, mas não há como você medir o seu sucesso. Este app é como um metrônomo. Ele apenas funciona para te dar ritmo.

Assim como os demais, este app é grátis, mas tem versão para iPad. Download na App Store.

Cue

É um web app. Ele pode ser consumido através de um navegador e não requer um app específico, mas você pode instalar o app do Cue no seu iPhone, sem problema algum. Sua promessa é servir de um ótimo assistente. Uma vez que você liga suas diversas contas de email e redes sociais ao app, ele passa a te informar coisas relavantes do seu dia-a-dia.

NewImage

Apesar de ter uma versão web e um app nativo para iOS, a diferença entre os dois é gritante. No app você tem informações sobre o horário do nascer do sol, do poente, previsão do tempo e ainda coisas importantes como aniversários das pessoas e eventos da sua agenda, no facebook, agenda no Google Calendar, iCloud entre outros.

NewImage

É uma pena que ele não consegue ver a agenda do iPhone ou do servidor Exchange. Este app é certamente o que mais me agradou, apesar de não ser bem de produtividade, mas sim para contexto e informações relacionadas a atividades. 

Download na App Store e grátis também.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: