Programando para o Mac ligar e desligar sozinho




Nos distantes tempos da décade de 90 no século passado quando a internet era apenas para uso militar/universitário e o único método para pessoas comuns fazerem seus computadores conversarem entre si era através de modems de 14.4kbps eu tinha um fantástico timer analógico que ficava conectado a tomada e tinha uma programação para ligar e desligar o computador. Eu fazia isto para a BBS entrar no ar e ficar atendendo as pessoas que queria baixar mensagens através do Bluewave seja da FidoNET ou uma das diversas redes de mensagens que tinham disponíveis aqui no Rio.

Hoje em dia ainda dá para fazer isto, mas o timer agora é digital e permite diversas programações e não apenas uma hora para ligar e outra para desligar para todos os dias da semana. Contudo, se você tem um Mac pode escolher algo muito mais elegante. Nada de comprar um hardware para controlar a liberação de energia elétrica para o seu computador. O Power Manager permite que você crie diferentes agendamentos para ligar e desligar o seu computador sem precisar de sua intervenção.

A idéia pode parecer inútil para um usuário doméstico normal, mas boas coisas podem ser feitas com este agendamento. Por exemplo, você pode programar para seu computador ligar todo dia durante a madrugada para rodar o backup diario ou alguma tarefa que ocupe todo sua banda larga e não pode ser feita durante o dia senão o pai/mãe/irmã chata vai reclamar que a internet está lenta.

Mais do que apenas ligar e desligar o Power Manager permite também colocar o Mac para dormir e pode trazê-lo de volta do sono. Um dos exemplos dados pelo desenvolvedor é o caso de laboratórios de computação. Você pode programar para que os micros sejam ligados e desligados automaticamente de acordo com a ocupação do laboratório. Adorei a idéia. Se você gostou pode preparar o bolso para deixar 20 euros na mão do cara que desenvolveu.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: