Programas de Monetização: Avaliação Anual




Todo ano eu faço uma pequena avaliação dos programas de monetização. Mentira. Todo mês eu reavalio os programas de monetização que uso nos meus Blogs, e sempre que posso, compartilho minhas conclusões. Ano passado eu fiz um artigo sobre sugestões para os programas.

Fiquei feliz de ver que algumas das sugestões foram implementadas. Passado algum tempo, temos que reavaliar e ver a quantas anda, certo? Apenas repita: Certo!

HOTWords

Continua sendo o melhor programa que tenho. Manutenção zero e com meu plugin faço a troca de temas sem me preocupar com a inclusão de códigos. Melhor ainda, se eu quiser excluir um artigo de receber anuncios, basta configurar na página de edição do artigo na interface de administração do blog que precisa estar rodando WordPress.

O seu maior problema continua sendo o baixo valor do clique. 8 centavos é muito pouco se compararmos com BuscaPé, UOL Afiliados e os ganhos que Mercado Livre e Submarino dão em comissão. O midiakit, não foi muito bem, era primo irmão e apesar de poder explorar um bom nicho, não viveu muito para brigar por um lugar ao sol.

UOL Afiliados

Está entre nós a pouco mais de um ano e já me conquistou. Tomou o lugar do Buscapé no meu coração e apesar do atendimento ser um pouco louco, na maioria das vezes que preciso de ajuda, tenho retorno imediato. O programa é concorrente direto do Adsense do Google e pelo empenho das pessoas que conheço que trabalham por lá, teremos um ótimo embate pela frente onde nós ganhamos.

Coisas que sinto falta no programa são banners gráficos e ainda peças que paguem por ação ou comissão. Meus pedidos para eles são: melhorias no extrato, pagamento ser exatamente os ganhos do mês anterior e não uma conta louca num determinado dia do mês e uma maneira de descobrir quais páginas geram a maior parte dos cliques em suas peças.

Naturalmente a mesma comodidade do HOTWords aparece por aqui, já que não é necessário fazer uma manutenção constante para mostrar as peças. A única chateação necessária é escolher as categorias de anúncios a serem mostradas. Claro que se o seu blog é de nicho, é fácil escolher, mas quando se tem artigos de tópicos diferentes, fica dificil escolher categorias. Eu até escolheria categorias por páginas, mas aí voltamos ao problema da manutenção constante. O melhor programa é que dá retorno sem que eu precise otimizá-lo.

No ano passado reclamei sobre o envio de relatórios por email. Acabei aprendendo como fazer após uma consulta com o suporte deles. 😉

Mercado Livre

Eu ainda continuo louco para entender como se vende tanto no Mercado Livre. A melhor coisa que fiz, foi adotar o plugin que o thiago fez. Ele deu um “power up” nas vendas e ainda ajuda na hora que o Google indexa. Show de bola. recomendo a todos.

Os problemas deste programa continuam os mesmos. O sistema de pagamento é arcaico, laborioso e falho. A necessidade de envio de recebidos por correio é um atraso de vida. Até hoje tenho pagamentos em atraso que não são feitos. Todo mes envio todos os recebidos de pagamentos não efetuados e alguma lógico nebulosa escolhe quais pagamentos serão realizados. Tenho 5 pagamentos pendentes.

Ainda que o programa seja bom, não quer dizer que ele é totalmente confiável, já que depende de seres humanos com vontade duvidosa para efetuar seu pagamento.

Submarino

Muito, muito, muito estranho é o comportamento deste sistema de monetização. Eles pagam por comissão. Pode variar entre 2 e 8% dependendo da categoria a qual aquela venda faz parte. Eu imaginava que dezembro fossem meus picos de venda, mas este mês estou totalmente boqueaberto. Nunca tantas vendas foram fechadas e a comissão será bem gorda.

Eu estava para desenvolver um plugin para ajudar na publicidade de produtos do Submarino, mas recente mudanças na página de ofertas me fez repensar o plugin. Falta de tempo também foi um fator determinante.

O sistema de pagamento merece as mesmas críticas que o Mercado Livre. Envio de recibo através do correio é um retrocesso. Pelo menos pagam melhor do que o ML. Sempre pagam o que estiver acumulado.

Buscapé

O programa até o meio do ano passado era o meu predileto. Depois de um crescimento inesperado para o Buscapé, o programa começou a dar mancadas em cima de mancadas. O sistema de relatórios é falho e lento, o pagamento por clique começou a ser questionado, uma vez que grandes fraudes estavam rolando e o google foi banido de indexar links do buscapé.

Depois de tantas trapalhadas, resolvi acabar com meu tormento e retirei todos os links do BuscaPé do meu blog. Todos foram substituídos por links do Shopping UOL. Meu último pagamento efetuado foi em fevereiro. Não sentirei falta.

Hi-midia / Afilio

É um programa só de banners. Tem CPM, CPL e CPC. Apesar da crise de identidade do programa, que hora sabe falar inglês, hora francês e por fim, português, o programa parece que encontrou um lar perfeito no meu blog de assuntos hype. O Caraca Maluco é monetizado por apenas dois programas. UOL Afiliados e Hi-midia. Este último gera 90% dos ganhos e após entender melhor como o programa funciona, consegui posicionar melhor os banners e tirar proveito dos 3 tipos de formas de faturamento.

Este mês fiz as última modificações e parece que o resultado está pra lá de bom. Foi apenas em outubro do ano passado que eu comecei a entender como tirar proveito dos banners. Outra coisa que ajudou bastante na melhoria do programa foram os anunciantes. Agora tem mais e melhores. Os que eu mais gosto são os que tem banners em flash que são jogos. Normalmente são de celules. Sites de encontro também são ótimos e dão um bom resultado para mim.

O sistema de pagamentos é bom e eles pagam sempre que você pedir para que eles paguem. O pagamento mínimo é de 100 reais.

Conclusões

Eu aprendi muito neste ano que passou. Eu queria usar um gerenciador de anúncios para mostrar anuncios de todos os meus programas, mas aprendi que isto não leva a nada. Apenas mais trabalho. O melhor é ter anúncios fixos. Foi o que eu fiz. Para mim, isto trouxe uma melhoria sem igual no faturamento.

Uma pessoa pode vir ao seu blog, ver um anúncio e querer voltar por causa daquele anúncio. Acredite se quiser. Isto deve acontecer com peças do submarino e também, Mercado Livre e Hi-midia. Então se o visitante tiver sempre a mesma experiência ao visitar o seu blog, é bom para ele e para nós blogueiros. 😉

Com isto bani o OpenAds do meu hospedeiro e vi meus ganhos aumentarem consideravelmente. Gerenciador de anúncios? bah! Ninguém precisa disto. O que precisamos é de programas de monetização que permitam anúncios alternativos no caso de não terem peças para o seu conteúdo.




Leia Também


Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Tu não usa AdSense? Por quê?

    Responder
  2. fui banido.

    Responder
  3. fico imaginando de quanto é seu ganho anual uhahuahuauha

    Responder
  4. Este mês o submarino engordou bastante o faturamento, mas comparado com outros blogs, sou pequetitinho. 😉

    Responder
  5. Fazendo um jabá pro meu amigo Marco Gomes, faltam aqui caixinhas do BooBox 😛

    Não faço nenhum tipo de sistema de monetizacao no meu blog… ele é pequeno e o propósito é ser algo discreto mesmo. Mas já marquei esse post pra novos projetos, onde essas avaliações serão bem úteis 😉

    Responder
  6. Eu só comentei sobre os programas que eu uso. Testei o boobox e não tive retorno esperado, mas já tempo… O mesmo acontece com o Parceiros Americanas.com. Este último, aliás, é sem comparação o pior programa. Simplesmente não funciona.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: