Programas de Monetização: Sugestões




Estou pouco mais de um ano envolvido na utilização de programas de monetização nos meus blogs. Naturalmente meu foco não é faturar rios de dinheiro, por isso não dedico muito tempo a otimizar meu blog para tal. Meu foco continua sendo selecionar, gerar conteúdo e compartilhá-lo com quem visita este endereço.

Desde o primeiro dia de monetização aprendi diversas técnicas para tirar proveito dos programas. Nenhum dos programas é perfeito, por isso fiz uma lista de sugestões. Espero que você tenha as suas e assim que for o momento certo, encaminharei para os responsáveis pelos programas.

HOTWords
Este é o meu programa predileto e por isso acabei criando um plugin para wordpress que ajuda na hora de incluir os códigos e personalizar a cor dos links gerados pelo sistema deles. Não há muito o que mexer neste programa, recentemente atualizaram a página de administração para ter mais informações sobre o programa, algumas dicas, porém dá para fazer mais.

Gostaria que os relatórios mensais tivessem o CTR e a data na qual foi efetuada o pagamento. A pouco tempo o relatório mensal recebeu uma coluna chamada CPM. Isto me parece um sinal de que o HOTWords deverá ter em breve banners. Espero que não sejam POPUPS nem FLOAT.

O valor do clique atualmente é de 8 centavos. Considero este valor muito baixo. Se ele fosse pelo menos parecido com o do Buscapé que é em situações não-promocionais de 10 centavos. Fico feliz se o HOTWords só fizer o upgrade no valor do clique.

A integração com o midiakit está apenas na conta de acesso, o ideal seria que o pagamento dois dois programas fosse concentrado e efetuado de uma vez. O mesmo vale se você tem diversas contas somente no HOTWords. Se o saldo somado de todas as contas for maior que o pagamento mínimo, que se faça o depósito. Esperar que cada conta atinja o valor mínimo é ruim.

Naturalmente para os que tem mais de uma conta, o ideal é ter um relatório consolidado de todas as contas. Por fim, adoraria saber quais são as palavras mais clicadas e as páginas do meu blog que mais recebem cliques.

UOL Afiliados
UOL Afiliados é um programa concorrente quase direto do Adsense. Digo quase por que um tem escolha de anúncios por meio contextual e outro por categorias, mas olhando as peças, elas são bem similares. O UOL engatinha no seu programa de afiliados e pelo empenho que estão demonstrando acredito que eles vão em breve ser o adsense nacional.

Sugestões tenho aos montes. Gostaria de ver peças com altura de 15 pixels, como os que existem no Mercado Livre e Adsense. Também ficaria feliz se existisse um relatório consolidado com os ganhos de todos os sites cadastrados sob o meu login, independente de ser renda gerada através de Links Afiliados ou Shopping UOL.

Se pudesse ter relatórios personalizados que são gravados e enviados por email, seria ainda mais interessante, já que a função está lá e não consegui até hoje descobrir como fazê-lo. Também não entrei em contato para tirar a dúvida.

Em específico sobre o Shopping UOL, me agrada saber quais são as palavras mais clicadas. Já no caso dos Links Patrocinados me faz feliz saber em que página do meu blog os cliques foram gerados. As peças do Shopping UOL, para fechar a lista, poderiam ser mais atraentes. A impressão que tenho é as imagens são pequenas demais e texto não é cativante além de pequeno também.

MercadoLivre
Este programa mexe com a minha cabeça. Como pode dar tanto clique e gerar tanta venda e cadastro? Gosto dele, porém tenho minhas sugestões. As letras são muito pequenas. Se você prestar atenção, tenho no topo do blog um banner de texto de 728×15 logo abaixo do banner principal. As letras não poderiam ser um pouco maiores? Mas o que me incomoda mais é o sistema de pagamento. Enviei FINALMENTE a papelada que eles precisam para efetuar os pagamentos, dos 6 pagamentos que eu tinha pendentes apenas 3 foram efetuados, porém não foram os 3 últimos. Na página de administração do afiliados, não consta a informação de qual pagamento foi efetuado e por isto constam ainda como “liberado para pagamento”. Os depósitos na conta Mercado Pago, também não batem no valor exato do listado na página do programa Mercado Sócios. Por fim, a necessidade de envio de papel é um retrocesso danado.

Submarino Afiliados
Sempre achei o Submarino Afiliados que era um ótimo programa, porém após a compra do site pela Americanas.com o processo de pagamento mudou. Agora é necessário envio de documentação para receber o dindin. Acabei tirando todas as peças do ar e vou ver se consigo receber o último pagamento, que, aliás, consta como efetuado, porém, não vi a cor da grana ainda. Por ser manual demais e por ter abandonado meu plugin personalizado de anúncios devido a problema de performance, não me darei mais o trabalho de usá-lo. Os resultados também não era muito impressionantes. Eram muitos cliques para poucas vendas.

O que falta no programa é a criação de um banner rotator com as peças promocionais que eles normalmente criam durante 7 dias. Sim, por que estas peças são as que geram melhor resultado.

BuscaPé
Buscapé era um programa muito bom. Até eles começarem a cruzada “do google não vale”. Aí foi uma merda depois da outra. Troca sem avisar, acusa dali, acusa daqui. No final se retrataram, mas o que acaba transparecendo é que o programa é a cara do Brasil. Todo mundo querendo tirar vantagem, o Buscapé que muda as regras sem avisar e os afiliados que não querem perder a boca que já tem. Eu gosto do Buscapé. Tem valor de clique aceitável, mas tem tido muitos problemas com os relatórios. Acabei trocando este programa pelo Shopping UOL, por terem me elevado ao nível de parceiro e não de afiliados. Tenho o meu próprio shopping, fiquei besta e agora não me interesso mais pelo programa podólogo.

Claro que isto é uma mentira deslavada. Durante este mês voltei ao buscapé para poder comprar com a quantidade de cliques e ganhos do Shopping UOL. Assim que tiver mais dados falarei a respeito.

Hi-midia
Hi Midia é um programa com séria crise de identidade. Às vezes se chama hi-midia, às vezes é afilio. A página de administração tem parte em português, parte em inglês, por vezes decide só falar frances. Se isto não fosse suficiente, volta e meia as peças não são mostradas e um erro de apache aparece. O programa porém tem grande potêncial. Sendo um dos poucos programas que paga por CPM, quando tem anunciantes neste modelo. Um dos seus menores problemas é o fato de seu maior anunciantes ser o Shopping UOL. Os demais anunciantes são muito tímidos em quantidade de exibições, valores de clique e orçamento comprometido com o sistema.

Acho que é isto. O que você sugere?




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Tem também o JáCotei (www.jacotei.com.br), que eu uso há mais de um ano, mas não recomendo.

    Ano passado eu tinha dois sites relativamente ativos, sobre música, e em pouco tempo acumulei os 30 reais mínimos pra pagamento. Resolvi deixar juntar uma quantia maior, e da última vez que eu fiz a consulta, mês passado, só tinha 17 reais de saldo. Isso com vários links no blog pessoal e recomendação de livros no portfolio.

    Não confio mais neles, mas acho que falta no AdSense do Google uma maneira de fazer link direto de um produto, frase ou termo.

    Vou acabar voltando pro Submarino (que aliás, poderia muito bem pagar em cupom de desconto e eliminar a burocracia), nunca tive problema com eles…

    Responder
  2. Salve erika, Eu não comentei sobre o JaCotei, por que não o uso. Utilizei durante um tempo, mas seu resultado era MUITO pior do que o BuscaPé, por isso não dei sugestões de como melhorá-lo.

    Eu deixei um pouco o submarino de lado este mês e nenhuma venda foi realizada. Vou ver se no mês que vem coloco-o novamente.

    Responder
  3. Ana Paula

     /  17/10/2007

    O Submarino afundou de vez. Além da burocracia, documentação. Atrasos nos pagamentos, não deixam mais consultar a página de login, não respondem e-mails, não atendem ao telefone… Está uma desgraça. E olhe que sou afiliada há 6 anos…

    Responder
  4. O submarino está numa fase de transição. Eles estão melhorando a forma de pagamento para poder melhorar depois o esquema das peças. Você não recebeu o comunicado?

    Responder
  5. Ana Paula

     /  05/11/2007

    Recebi o comunicado há 20 dias, e continuo sem conseguir fazer login, sem saber o que vendi… já troquei dezenas de e-mails… Não respondem o que precisa… dizem qua vão falar com a Tecnologia…. e nada.

    Responder
  6. Ana Paula

     /  05/11/2007

    Eu também acessava, mas assim como muitos estamos com dificuldades de login. Dá MSG erro 2. Já mandei print da tela, um monte de coisas. É assim que tratam uma associada de mais de 7 anos, que leva milhares de clintes por dia.

    Responder
  7. xii… espero que este problema não me atinja! 😉 Aliás, estas duas últimas semanas o submarino resolveu não dar mais o retorno que estava dando no mês passado.

    Responder
  8. Comecei meu site a pouco tempo e o único programa que testei até o momento foi o Afiliads, mas achei péssimo. Meu CTR é baixíssimo e o CPC não chega a 5 centavos. Vou testar alguns dos que vc citou, abraço!

    Responder
  9. Muitos programas estão decaindo na qualidade. O melhor formato a meu ver é do hotwords, que não ocupa espaço e não polui o visual, o ponto fraco é mesmo o baixo valor do clique.

    Responder
  1. Programas de Monetização: Avaliação Anual

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: