PS3 se tornando muito mais do que um simples console




Nas últimas décadas o console vem se tornando muito do que apenas uma plataforma para jogos. Aos poucos ele vem evoluindo e ganhando tanto poder de processamento que ele é capaz de muito mais do que apenas jogos. Sony, Microsoft e Nintendo disputam a sala de estar de todos os seres humanos de maneira ferrenha. A Microsoft é a única do time que consegue ter mais de um produto que se liga à TV. Além do XBOX 360 a MS tem o Media Center que é um sistema operacional (acho que no Windows 7 virou apenas mais uma “feature” e não é mais um sistema operacional a parte) para computadores ligados diretamente às TV de LCD e Plasma.

A Sony porém é que mais evolui em extrapolar o conceito de video game em seu produto para a sala. Já não é de hoje que o PS3 é o melhor player bluray do mercado. Assim que foi lançado ele era além do melhor o mais barato, hoje ele é o mais completo. No caso dos EUA, ele é a plataforma de entretenimento mais completa, pois além de jogos em mídia ótica, tem a opção de streaming de jogos, download de demos e ainda streaming de vídeos através da Netflix.

Em janeiro deste ano a Sony anunciou que apenas um simples upgrade de firmware seria possível tornar o PS3 compatível com 3D. Porém a grande dúvida é que o 3D precisa de banda que o HDMI 1.3 não é capaz de fornecer e por isto o 1.4 se faz necessário. Bom, parece que a história não é bem essa.

O HDMI 1.4 é muito mais do que apenas um upgrade no padrão de transporte de audio e video de altadefinição e digital. Além da especificação 3D ainda existem suporte para vídeos em 4k, canal ethernet canal para retorno de audio e o 3D. O HDMI 1.3 é capaz de mostrar imagens em 3D utilizando 1080i, para ter 1080p em 3D, aí não tem jeito, só com HDMI 1.4.

O upgrade de firmware do PS3 (versão 3.30) trará suporte para jogos stereoscópicos 3D sejam possíveis de serem jogados, porém o suporte para tocar filmes 3D no formato bluray precisará de mais um upgrade de firmware.

Indo além do frenesi que todo o lance 3D trás para o console, a Sony foi além e fechou uma parceria com a MLB.TV que é a entidade que detém os direitos pelo conteúdo da liga de Baseball nos EUA. A Sony criou uma interface especial que permite que o fã de baseball seja capaz de consumir o conteúdo da MLB através do Playstation 3. A transmissão pela internet trará um potencial de 12 milhões de espectadores para a MLB somente nos EUA e assim o modelo de TV por assinatura como conhecemos hoje pode começar a ter que se reinventar para competir com a distribuição de conteúdo pela internet.

Se antes as TVs por assinatura ofereciam apenas conteúdo de TV, agora sua vocação está mais para ser uma empresa de infraestrutura para rede de dados. Nada mais do que óbvio.

Voltando ao assunto 3D, o upgrade do PS3 para suportar 3D realmente vem em boa hora, já que os principais fabricantes se armam para colocar no mercado seus novos produtos que trazem preços cerca de 20 à 30% mais altos. Além da Panasonic a LG também já anuncia seus novos produtos incluindo o Brasil na sua rota de vendas. O chato mesmo é que os televisores da Sony capaz de exibir imagens em 3D só chegarão por aqui no segundo semestre.

Via Gizmodo e O Globo.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: