Push no GMail




Ontem eu vi uma mensagem interessante na minha caixa de entrada. Falava de push notification para o Gmail. Achei o máximo. Contive a minha curiosidade e fui apenas ler a respeito no final do dia. Aliás, final do dia nada. Foi tarde da noite mesmo.

Assim que vi a noticia no TUAW, tratei de colocar meu cérebro em modo esponja, mas cá entre nós, o artigo veio cheio de explicações e mais explicações e acabei me sentido conversando com uma criança de 5 anos que fica se justificando o tempo todo. O artigo explica o que acabou de explicar e meu cérebro em fim de processamento já não computava mais nada. O que consegui assimilar foi que o serviço de push do gmail é meia-boca. Aliás, utiliza a configuração do Exchange no iPhone, o que para alguns pode ser um problema.

O iPhone permite apenas uma conta exchange, e como todo usuário de gmail, você deve ter pelo menos duas contas, como é o meu caso. Isto se você já não tiver uma conta Exchange configurada.

Bom noves fora, se você for configurar seu gmail através da opção exchange no seu iPhone fique avisado de duas coisas. Um: o serviço não é lá grandes coisas e dois, atenção na hora de realizar esta configuração, por que você pode sobrescrever seus contatos e calendários com os dados da sua conta gmail.

Aliás, vale a pena comentar sobre as limitações para o iPhone:

  • Mail Search e Mail Drafts
    Ainda não e possível fazer busca no GMail e nos rascunhos
  • Ações do GMail funcionam diferente
    Um dos exemplos é que apagar uma mensagem a arquiva ao invés de colocar na pasta Trash.
  • Status para eventos do calendário
    iPhone não mostra corretamente a informação do convite enviado para o calendário.
  • Eventos recorrentes podem não são sincronizados
    Pode acontecer de apenas a primeira ocorrência ser transferidas as demais não.
  • Informações de contatos da agenda são limitados
    Nem todas as informações são sincronizados. Uma das limitações é que só dá para informar 3 endereços de email, 2 números para casa e 1 para fax de casa e mais limitações…

Para ver todas, veja a página da Google que lista e explica tudo.

Mesmo depois de tudo que falei você ainda quiser configurar e usar no seu iPhone o gmail através do Google Sync e opção de Exchange no iPhone, então, veja a página de ajuda de configuração. Veja também o artigo de lançamento oficial do blog do gmail.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: