Qual melhor HTPC?




Tenho pensado muito ultimamente sobre uma solução de HTPC para usar na sala ligado ao televisor. Antes era claro que eu usaria um computador montado rodando Windows, mas depois que comprei um Mac e passei a usar o FrontRow. Conheci também o Boxee e o Plex que são alternativas ao FrontRow, mas que eu acabo não utilizando. Prefiro mesmo é usar o FrontRow que é simples, fácil e rápido.

A solução que pensei parece ser bastante simples e fácil de prever. Colocar um Mac Mini na sala e voilá! Tem dois “porém”. O primeiro é o preço bastante alto para um computador certamente limitado. Eu sei que posso trocar as memórias e o HD, mas o Mac mini tem dois problemas que impedem um upgrade simples. Primeiro é só placa de vídeo fraquinha e o segundo problema é a falta de uma unidade ótica capaz de ler e escrever discos blu-ray.

Eu já passei da fase de discos para assistir filmes, mas como algumas coisas ainda não estão disponíveis em formato digital sem mídia, preciso ter uma unidade para ficar compatível com o resto do mundo. É um atraso de vida, mas um mal necessário. (pode me chamar de besta!) 😉

O custo de um Mac mini em lojas oficiais está bem alto. Quase 3 mil reais. Foi então que eu lembrei o lançamento do PS3 nos EUA e como ele era considerado o melhor e mais barato player bluray do mercado (americano). Será que aqui no Brasil ele sairia mais barato do que o Mac mini?

A resposta é sim. O mais caro PS3 disponível em lojas brasileiras é mais barato do que qualquer Mac mini. É quase a metade do preço e o hardware é MUITO melhor do que do Mac mini. Veja a comparação de preços. O processador é show, já tem o player bluray e a grande dúvida que tenho é se dá para colocar meus arquivos avi, mpeg4, divx, matroska e outros formatos conhecidos na criatura. Minha idéia é usá-lo sem modificações ou personalizações, por que já não tenho mais saco para ficar fazendo troubleshooting toda vez que quero relaxar e ver algum conteúdo em vídeo.

Vou dedicar algumas horas para a pesquisa sobre como usar o PS3




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Diogo Werner

     /  17/06/2009

    Tenho um Mac mini já “velhinho”, aquele modelo com 1.6GHz e placa integrada da Intel. Uso como media center e vejo videos em HD com até 720 linhas num drive sata externo via usb mesmo (nem firewire é!). E o mini ainda está com o Tiger, que eu acho que tem um FrontRow melhor que o Leopard.

    Acho que nunca tentei videos com 1080 linhas, mas não deve ter problema, já que uso essa resolução. E só não tentei pq acho os arquivos meio pesados mesmo pra baixar. Mas se um Mac mini com mais de 3 anos roda filmes de 720 num drive externo tão tranquilamente, imagino então q os novos nao terão nenhum problema, devem até sobrar. Talvez no drive externo um video de 1080 possa ficar lento, mas se tiver um case firewire 800 pra colocar nele é só partir pro abraço.

    Enfim, se a preocupação é placa de vídeo ou espaço em disco pode ficar tranquilo… Já quanto aos Blurays, eu estou cada vez mais pronto pra “dar a cara a tapa” se isso pegar. Poréeeeem com o PS3 vc pode jogar jogos f*das, e isso sim eu considero uma vantagem em relação ao mini, mas a única.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: