Há anos vejo as estatísticas das plataformas mobile e não há como negar que o Android domina o mercado em quantidade de aparelhos. Contudo, a estratégia da Google com o Android é diferente da Apple então afirmar que o Android domina o mercado mobile em linhas gerais é errado.
Muita gente traça paralelos entre a Google e a Microsoft, quando esta dominou o mercado com o Windows, mas a Google não domina o mercado mobile. Domínio neste mercado quer dizer “quem ganha mais dinheiro” e não é a Google que ganha dinheiro no mercado mobile. É a Apple.
A Apple consegue com menos dispositivos, ter números mais expressivos de quantidade de tempo de navegação, conversão em compras e outras estatísticas relevantes. Eu só estou interessado em domínio do navegador.
As estatísticas são contraditórias, mas é seguro afirmar que Chrome e Safari representam a parte significativa do mercado. Na hora de desenvolver para web, se o mundo mobile for relevante é recomendado fazer testes pelo menos com estes dois navegadores.
O gráfico abaixo foi gerado a partir da ferramenta Net Market Share e representa os dados coletados de janeiro 2014 até novembro 2014.
Já a estatística do Stats Counter diz outra coisa. Nela o Chrome lidera com folga. Vale o mesmo período.
Deixe um comentário