Quantidade de artigos no bernabauer.com




Semana passada lendo o ótimo artigo que o Bender escreveu me dei conta que a quantidade de artigos publicada pode afugentar leitores. Eu mesmo já deixei de ler muitos blogs devido a quantidade de artigos publicados. Overdose de informação é ruim.

Penso que isto acontece quando você lê diversas fontes diferentes de informação. Para alguns, porém, a fonte primária de informação é uma única. Para estes a quantidade de artigos pode ser a ideal, para os primeiros que falei neste parágrafo a quantidade pode ser excessiva.

Assim que comecei a blogar em domínio próprio, eu tinha como meta diária 8 artigos. Após alguns meses este número baixou para 5 artigos diários. Hoje faço novamente a reflexão. Será que 5 artigos é muito? Claro que nas últimas semanas eu venho mudando um pouco a cara dos artigos. Esta cada vez mais deixando de ser apenas relatos de novidades para avaliações mais aprofundadas e extensas de algumas tecnologias. Isto pode estar ligado a quantidade de artigos. A quantidade de comentários também pode influenciar esta escolha. Porém na maioria dos artigos os comentários são poucos.

Eu ainda acho que 5 é uma quantidade aceitável de artigos por dia. Se eu tivesse mais tempo disponível eu certamente escreveria mais artigos, mas isto é por que eu sou um alucinado. Consumir todo este conteúdo pode ser um problema. Enfim, manda bala do que você acha.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

8 Comentários

  1. Cara, muitos artigos tornam a leitura em RSS complicada. Já cheguei a te desassinar algumas vezes por causa disso.

    Uma coisa que funciona bem, se tu tem muita coisa para falar de uma só vez, é fazer um modelo de post com notícias curtas. O Google não gosta, mas a leitura de curtas é SEMPRE maior do q de posts longos sem o revés de obrigar o leitor a abrir 5 itens no feed.

    A qualidade do conteúdo, como eu já disse, é ótima. Continue assim.

    Responder
  2. Cara! e você não está errado em admitir que afugenta!!! isso já me afugentou, já deixei de ler vários outros blogs, de deletar grande parte por acúmulos de artigos, é como você falou, muitos feeds para ler e um apenas q tem mais do que o total de todos eles! eu costumo postar 1 artigo por dia pois não tenho tanto tempo e já me complica, pq mais leio do que publico. Tenho uma meta p/ isso tomando grande parte do meu tempo! Abraços do Aragão

    Responder
  3. A pergunta é: pra quê se preocupar com quantidade? Desde quando isso é base pra alguma coisa? Poste 15 num dia que tiver assunto e achar necessário e estiver disponível, 7 em outros, 2 em outros, passe um ou outro dia sem postar nada… eu acho que se atentar à isso é besteira.

    Responder
  4. Cara, uma coisa que dá para fazer é um post longo, grande, com todos os mini assuntos tratados. Mais ou menos com os PS do Inagaki.

    Mas a quantidade só incomoda quem lê nos feeds, claro.

    Responder
  5. Depende pra quem você escreve…

    Se você escreve para paraquedistas quanto mais artigos melhor, long tail meu caro. Se você acha que escrever demais para um público fiel desistimula comentários e reações acertou. Eu mesmo já me ví marcando como lido diversos artigos aqui do blog por falta de tempo de acompanhar. Mas de alguma forma estes artigos não são em vão, trazem visitas do google..

    Abraço

    Responder
  6. Pra mim tudo dependendo da profundidade dos posts, se for pequeno e rápido pode escrever uns 5 diários, se for maior no máximo 2.

    Basicamente porque tem milhares de outros blogs e sites para serem lidos, e não dá pra achar que as pessoas só vão e querem ler o nosso !

    Responder
  7. Eu estou pendendo para esta linha Gabriel. Com isto é o começo de uma longa reflexão, vou ver como faço nas próximas semanas.

    Responder
  1. Saideira I � Bender Blog

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: