Quanto cobrar por um anúncio em seu blog?




Todo blogueiro tem esta pergunta na cabeça. Poucos sabem responder. Eu venho tentando entrar no mundo dos blogueiros que vendem seu próprio espaço sem precisar de ferramentas de terceiros. O primeiro passo para o sucesso neste projeto foi a adoção do OpenAds como gerenciador de anúncios.

Acho que em breve estarei publicando um artigo sobre como instalar este gerenciador desenvolvido em PHP, mesmo sendo bastante simples instalá-lo.

O segundo passo é ter uma maneira de receber pagamentos em diversos formatos (cartão de crédito, depósito, boleto…) sem precisar abrir uma empresa para tal. Por isso me inscrevi no PagSeguro. Talvez a adoção de uma lojinha virtual ajude na venda. Vou pensar a respeito. Por enquanto a venda de espaço se dará através formulário de contato.

O terceiro passo é saber quanto cobrar. Eu venho me torturando loucamente tentando responder. Estou lentamente caminhando para ter a resposta definitiva sem que ela seja 42.

Uma maneira de “precificar” seus espaços é fazer a soma de todos os seus ganhos com os programas de monetização atual e calcular o CPM total do seu blog. Exemplifico: Imagine que seus ganhos sejam 900 reais para 90 mil pageviews/mês. Então seu CPM é 10 reais. Assim você pode chutar, inicialmente, que o valor para um anúncio no seu blog pode ser um múltiplo de 10 reais. O problema aqui é controlar a quantidade de exibições de um determinado anúncio, mas usar o OpenAds 2.0 para isso é fácil.

Outra maneira é dividir os ganhos por dia. 900 divido por 30 (tem 30 dias no mês) e descubro que o preço para um dia é 30 reais. Mais fácil, né?

Até aqui tudo bacana? Legal. Só que tem mais problema. Ao fazer a conta acima para o preço por dia, você assume que o anunciante é exclusivo. Você precisaria retirar seus banners atuais para colocar os do anunciante. Aí entra a divisão. Se você for compartilhar com outros dois banners, então o valor é dividido por 3. Logo um banner acaba saindo por 10 reais se estiver em revezamento com outros dois.

Mas tem mais problema. Será que este valor vale para qualquer área no seu blog? Reflita aqui sobre o meu. Eu tenho um banner 728×90 no topo do blog, uma linha de link 728×15 logo abaixo, quatro botões de 125×125 no topo da barra lateral que devem dar espaço para um único banner de 300×250, dois banners de 600 pixel de altura e ainda links patrocinados no final da barra lateral. Será que todas estas áreas tem mesmo peso e importância. Devemos cobrar o mesmo valor para cada um destes?

Eu tentei resolver esta questão assim: Cada um destes banner tem uma área. Logo vou cobrar proporcionalmente pela área ocupada por cada um. Conversando com o Nick chegamos a conclusão que talvez não seja bem assim. O banner no topo do blog tem muito mais visibilidade do que o banner de 160×600 (que tem área maior do que o do topo do blog). Será que este não deveria ser o mais caro? Veja por exemplo os preços deste blog.

Enfim, não pretendo responder a pergunta do título do artigo, porém espero que seja o começo da reflexão do assunto para nos ajudar a determinar um racional para podermos cobrar por nossos espaços. Pelo menos até termos um sindicato com tabela de preços. Assim não ficamos achando que estamos cobrando muito ou pouco.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

8 Comentários

  1. Cara.. eu ainda estou longe disso rs.. pretendo primeiro começar a ganhar dinheiro..
    depois parto pra uma dessas rs…

    Responder
  2. a idéia é começar a pensar a respeito, mesmo sendo apenas um sonho distante.

    Responder
  3. Eu estou pensando em vender espaço no meu blog, mas eu não consigo decidir quanto cobrar por cada anúncio.

    Responder
  4. Achei muito bacana o artigo. Me ajudou bastante a refletir sobre como cobrar.

    Vou dar uma olhada no meu Adsense, e ver os relatórios segmentado por espaço de anúncio no site. Nele se consegue ver o custo por e-CPM (custo por mil impressões) em média. Pode obter também o custo por clique (valor ganho / clique).

    Calcular o CPA (custo por ação) que fica mais complicado neste caso com o Adsense.

    É importante lembrar que após saber quanto cobrar, é preciso elaborar o material para apresentação do site e a tabela de preços (chamado Midia Kit).

    Responder
  5. Bom dia! Tenho um blog “Tudo Sobre Design de Interiores” e estou recebendo propostas para postar reportagens de alguns arquitetos. O meu problema é que não sei como cobrar essas postagens. O que você me sugere?
    Obrigada!

    Responder
  6. Pablo

     /  24/08/2011

    Olá, tudo bem? Estou passando pelos mesmos questionamentos. Darei início à criação de meu site e minha principal intenção de rentabilidade com ele será através de um link patrocinado. É interessante também investirmos em SEO para tornar os sites mais chamativos e conhecido. De qualquer forma, como estamos com o mesmo tipo de interesse, peço que me atualize sobre as informações que descobrir. Se eu também puder ajudar, é só me perguntar.

    Abraços

    Responder
  7. Ótimo artigo, eu espero futuramente poder cobrar por um espaço publicitário em meu blog.

    Responder
  8. Lou

     /  17/05/2017

    Hahhah realmente a “resposta 42” é confusa – Meu marido e eu gostamos muito do artigo, e o filme Guia dos Mochileiros do Espaço, um dos nossos favoritos!
    Tudo de bom!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: