Quero ligar de graça com o iPhone!




Todo mundo é louco para fazer ligações de graça. É muito estranho como o brasileiro tem uma recusa enorme por pagar por serviços. Uma das principais é em relação as ligações telefônicas. Concordo que o quanto gastamos chega a ser incompatível com o serviço oferecido e que os impostos levam grande parte da culpa pelos altos preços, mas não pagar por serviços nem sempre é bom.

A Google consegue oferecer alguns serviços de graça por conta dos anúncios que são vinculados em suas páginas. A TV aberta é a mesma coisa. Só é possível ver novela ou reality por que existe o intervalo comercial.

E no iPhone? Tem coisa que é grátis? Tem. Boa parte dos apps são grátis, e existem até alguns serviços que são grátis também. Para fazer ligações você tem duas opções.

Skype

Skype é um velho conhecido que nasceu no PC e depois foi tomando outras plataformas, entre elas, o iPhone. Com ele dá para fazer ligações de graça? Sim. Dá. Nos EUA, se eu não me engano, existe a possibilidade de ligações para telefones fixo serem sem custo. Pelo menos teve uma época em que isto aconteceu e deve ter sido um bom acordo comercial que a Skype fez com as operadoras de telefonia fixa.

Acontece que coisa de pouco tempo atrás, o Skype passou a funcionar também na rede 3G, o que permite que você possa fazer ligações para outro usuário de Skype sem pagar nenhuma taxa a mais. Existia a possibilidade de existir esta taxa, mas durante o segundo semestre veio um anuncio de que isto não seria feito.

Pode parecer legal, mas existem dois problemas neste modelo de uso. Primeiro é que apesar de não existir nenhuma taxa a mais, você precisa sim pagar alguma coisa para realizar uma ligação skype para skype. Como você está trafegando dados utilizando a rede 3G da operadora (ou EDGE) você precisa ter um plano de dados e por ele você paga alguma coisa. Pode até ser um plano ilimitado, mas de graça esta ligação certamente não sai.

O segundo problema é que a rede de dados das operadoras não é perfeita e para fazer uma ligação de voz utilizando o Skype, pode ser que a ligação fique picotada ou apresente algum tipo de retardo, como eram as antigas ligações DDD e DDI que utilizavam satélite ou transmissão de longa distância sem fio. Eu já experimentei fazer este tipo de ligação e depois de 3 tentativas eu desisti.

Viber

Outro app que você pode ter no seu iPhone para ligar para alguém sem gastar os minutos que você tem contratados (ou não) na sua operadora é o Viber. Ele em tese não é muito diferente do Skype, mas ele tem uma vantagem. Se no Skype você precisa incluir a pessoa na sua lista de contatos, no Viber, nem nome de usuário você precisa saber.

Isto é uma facilidade enorme, pois basta que você saiba o número de telefone da pessoa e se ela tiver o Viber instalado no seu iPhone a ligação será feita através da internet, (novamente, haverá custo do tráfego de dados, assim como no caso do Skype) e você poderá falar sem pagar taxas adicionais.

Apesar da ligação não ser grátis, gostei do fato da utilização do serviço levar em consideração o número de telefone e não um nome de usuário.




Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Igor Tomita

     /  08/12/2010

    Valeu muito as novidades! Mas o título poderia ser assim: Quero ligar de “graça” com o iPhone!

    Responder
  2. Olá.

    Acabei de baixar o aplicativo, vou pedir pra uns amigos instalar o “Viber”, para fazer uns testes!

    Obrigado pela dica, mto bom!

    Responder
  3. o skype e fixe mas para os usarios pricipiantes da um pouquinho de trabalho.

    Responder
    • gosto muito das amizades que tenho feito no skype mas gostaria de ter mais ainda. carla neto

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: