Rastreando cópias xerox




Eu sempre soube que a Xerox tinha como dizer qual máquina (seja ela copiadora ou impressora) foi responsável pela impressão/cópia de um documento. A razão para a Xerox fazer tal coisa, pelo que me contaram, foi o pedido do governo americano que temia que as copiadoras da Xerox fizessem cópias do dinheiro americano. Até esta semana eu não fazia a menor idéia de como a Xerox podia fazer tal coisa. até que eu passei por este site.
Com a ajuda do pessoal da EFF e com algumas página impressas em vários equipamentos da série DocuColor eles conseguiram descobrir como a coisa funciona. Apesar de no trabalho termos alguns bons contatos com a Xerox, eles nunca nos contaram.
O que a impressora da Xerox faz é imprimir uma série de pontos amarelos na página inteira. São 15 colunas de pontos em 8 linhas. Por isso é possível codificar até 14 bytes de 7 bits. Apenas 10 bytes porém contém dados úteis e dependendo do equipamento alguns podem ou não ser usados. Leia o artigo e se você tiver os equipamentos corretos (microscópio e iluminação azul) você pode ver os pontinhos impressos no seu equipamento.
Ah, já ia esquecendo… não só somente os equipamentos da Xerox que imprimem estes pontinhos. Veja a lista aqui.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: