Readability: leitor clean para iPad e iPhone




Se tem uma coisa que a Apple sabe fazer, é tornar as coisas mais simples, práticas e belas. Quando surgiu a função “Reader” no Safari, fiquei maravilhado com a facilidade. O que o recurso faz, caso você não conheça, é pegar o conteúdo de uma página, e maximizar na tela do navegador, tirando todos as distrações da página e focando realmente no conteúdo. Assim você pode ler tudo que está ali e aproveitar melhor o conteúdo.

Este recurso está disponível no Safari para computadores e no iPad/iPhone. Pensando nesta receita vencedora, uma empresa resolveu criar um app que permite que você leia todas as páginas desta maneira. Pra que navegar e ter que ativar o recurso quando você vai ler? O conteúdo importante você já listou no desktop e quando você for aproveitar seu tempo no iPad, vai querer ler aquelas páginas. Aí entra o Readability.

NewImage

Ele tem um add on para o navegador que permite que você inclua páginas numa lista de conteúdos, que você depois acessa através do app no iPad ou iPhone. O app tenta identificar o conteúdo de maneira automática para depois fazer sua mágica, mas nem sempre ele consegue, mas como o app é grátis, nada mais lógico, do que pelo menos testar.

NewImage

NewImage

No fritar dos ovos, eu ainda fico com o Instapaper e a função nativa do Safari “reader”. Para instalar o Readability, visite a App Store e baixe a versão universal para iPad e iPhone. O plugin para o seu navegador pode ser baixado daqui.

Se você não entendeu nada do que falei, então a dica é assistir o rápido video abaixo que explica melhor como o app funciona.