Reconhecimento de voz no computador




Me vi deparado com a tarefa de desenhar uma solução para um portador de necessidades especiais usar um computador. Fiquei pensando, mas nossa! Como isto foi parar no meu colo? Enfim, como sei usar o Google, pensei que não teria muito dificuldade para pelo menos desenhar alguma coisa.

Antes mesmo de ir para o Google lembrei que 10 anos atrás o grande barato era usar o IBM Via Voice. Quer tentar achá-lo hoje em dia para vender? Boa sorte. Eu dei com os burros n’água. Aliás, dei de cara com um monte de links para download ilegais. Infelizmente.

Acabei desistindo de tentar encontrar o Via Voice oficialmente e fui buscar alternativas. Acabei descobrindo que o Vista, sim o Windows Vista tem suporte para reconhecimento de voz. É uma função nativa, mas está disponível somente em inglês, francês, espanhol, alemão, japonês, chinês simplificado e chinês tradicional. Então tá, né?

Continuei a pesquisar e achei o Motrix. Este software utiliza o Speech Recognition da Microsoft e todos os comandos para controlar o mouse e teclado são em inglês. Não é de todo ruim, mas para ditar textos longos isto realmente irrita ficar ditando letra por letra. Aliás, nem precisa ser texto longo.

Para instalar o Speech Recognition da Microsoft não é dificil. Basta seguir este tutorial. Aliás, o tutorial só serve para Windows XP. Não explorei ainda completamente o site dedicado ao assunto que a Microsoft tem, mas pelo que já escutei de algumas pessoas da Microsoft, existe uma previsão de que este reconhecimento de voz receba suporte para o português no ano que vem. Bom para quem tem servidor exchange. 😉

Ainda que este suporte exista, no mundo Office continua valendo a restrição de suporte a determinadas línguas e Português não é uma delas.

Fui então buscar algum portal para pessoas com necessidades especiais. Achei este site, mas ele diz que está de migração para este que foi invadido por hackers pakistaneses. Sério!


O mais estranho é que no fórum não tem ninguém interessado em usar computador, mas sim em adaptar o carro para as necessidades de uma pessoa portadora de deficiencia.

Outros sites? Até achei. Tem o Acessibilidade, Acessibilidade Brasil e Entre Amigos. Mas não encontrei nada que pudesse me ajudar a desenhar a solução de comandar o computador coma voz ou digitar textos usando apenas um microfone.

Se eu tivesse necessidades especiais, eu estaria ferrado. É a conclusão que eu cheguei. É triste, mas é verdade. Pelo menos eu saberia como gastar menos dinheiro comprando um carro. 😉





Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Muito interessante 🙂

    Responder
  2. Lee

     /  23/12/2010

    Olá, comprei um programa O RCvoz Scorpion que é um reconhecedor de voz para computador que realmente funciona de verdade…

    É totalmente em português e não precisa daquelas chatices de ficar gravando comandos o tempo todo…

    É só instalar e começar a dar comandos, pois reconhece todas as vozes…

    Para adquiri-lo acesse>http://www.rcvozscorpion.com/

    Abraço a todos!!!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: