Reconhecimento de voz no YouTube




Se existe uma área de tecnologia que precisa ser melhor explorada é o reconhecimento de voz. Em inglês existe suporte nativo para OS X e Vista, porém para o Português ainda não existe nada muito bom. Somos todos órfãos do IBM ViaVoice, porém nem tudo está perdido. Enquanto nós esperamos para usar nossa amada e linda língua para comandar os mais variados objetos tecnológicos, nos EUA a Google avança em bons passos no reconhecimento de voz. Não que eles estejam investindo neste tipo de interface, mas sim que eles estão usando o reconhecimento de voz para futuramente fazer pesquisas em vídeos que hoje estão armazenados no YouTube.

Se você acha que isto é apenas uma declaração vazia que ainda não tem data para chegar ao seu navegador, está enganado. Segundo o artigo que li no Undergoogle, a Google já tem um gadget para o iGoogle que faz exatamente isto. Aliás, o Gadget pode ser adicionado a qualquer página de internet. A única pegadinha é que os vídeos que podem ser buscados são os referentes a campanha eleitoral americana.

Em breve outros vídeos poderão ser pesquisados com esta tecnologia, porém “quando” é difícil de dizer, pode ser em duas semanas ou só no ano que vem. Tem que, para variar, esperar.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: