Recuperando o backup via Time Machine e Time Capsule




Quando eu comprei o meu Time Capsule fiquei muito feliz por poder usar o Time Machine de maneira automática num disco externo e não precisar me preocupar com a tediosa tarefa de fazer backup. Eu nunca precisei recuperar nenhum arquivo do Time Machine tão pouco efetuar a recuperação de todos os meus dados do backup em outro Mac.

No último final de semana levei o Mac do trabalho para casa por causa da máquina virtual com Windows que utilizo para acesso remoto. Já que eu estava com outro Mac em casa, pensei, como seria o procedimento para recuperar os dados que foram colocados no Time Capsule através do Time Machine em outro Mac?

Fui ao grande oráculo de delfos à procura da resposta e, como sempre, fui agraciado com um resultado perfeito. O primeiro resultado da pesquisa era uma página da Apple que descrevia o processo de recuperação de dados armazenados no Time Capsule (ou qualquer outro meio de armazenamento externo) em um outro Mac. O procedimento é bem simples. Tudo que precisa ser feito é acionar o “Migration Assistant” e seguir respondendo as perguntas do assistente.

O “Migration Assistant” permite recuperar os dados e programas que foram copiados para o Time Capsule através do Time Machine. Porém, existe uma outra forma de recuperar os dados. Se você tiver que trocar o HD do seu Mac e não quiser fazer a re-instalação do OS X, pode recuperar a imagem do seu computador antigo também através dos dados armazenados no TC. O procedimento também está descrito na mesma página que mencionei anteriormente. Porém para fazer isto, você vai precisar do DVD original do Leopard para recuperar a imagem. Dê o boot através do DVD, entre no menu “Utilities” e selecione a opção “Restore System From Time Machine”, depois é só seguir respondendo as perguntas do assistente. Nunca imaginei que fosse assim tão simples e bem documentado.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Depois que descobri a funcionalidade do TimeMachine, logo após algumas semanas de uso do meu iMac eu fiquei tão feliz por ter uma ferramenta de backup tão ágil e eficiente que fui logo comprar um HD externo para iniciar os testes.

    Resultado: Já foi preciso restaurar alguns arquivos modificados e não tive problemas. Hoje acho que não consigo mais ficar sem ele. O que espero agora é guardar uma graninha pra comprar o Time Capsule novo!

    Responder
    • Eu não pretendo trocar meu TC pelo novo. O que veio de novidade não faz parte da minha lista de necessidades, talvez a próxima geração.

      Responder
      • Bruno Belchior

         /  31/07/2012

        Olá. Eu acabei de ler esse post que ja faz um bom tempo que foi escrito e gostaria de saber :
        Você ainda possui o Time Capsule ?

        Ele ainda funciona corretamente ?

        Eu estou indo pra Miami no próximo mês e estou querendo muito comprar um, mas eu estou vendo muitas reclamações dos usuários dizendo que depois de um ou 2 anos o hd dele para de funcionar e cv perde todas as informações sem chance de recuperá-las.

        Obrigado.

        Responder
        • Olá. Tenho dois agora. Comprei mais um com capacidade maior e o antigo continua funcionando. Nunca tive problemas, mas deixo claro que meus TC estão ligado em nobreak e não diretamente na rede elétrica. Creio que isto faz diferença.

          Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: