Rede 4G existe no Brasil?




Sim, existe. E ainda digo mais. Se você morar numa cidade que vai sediar algum jogo da Copa das Confederações, vai, eventualmente, aproveitar a rede LTE.

A TIM, motivada em recuperar a sua imagem após ser punida pela ANATEL com a suspensão de venda de novas linhas, montou um site de transparência onde indica suas ações voltadas a qualidade do serviço.

Tim qualidade

Neste site você vai encontrar a ferramenta mais útil que você poderia desejar. Um mapa onde você consegue ver a cobertura da rede 2G e 3G da operadora. Há indicação ainda de antenas sendo construídas ou recém entregues e também locais onde há WIFI. Assim que a rede LTE da operadora estiver de pé, também será possível ver a cobertura para ela neste site.

A rede 4G de todas as operadoras com direito de explorar o serviço, que ocupara novas faixas de freqüência, precisa entrar em funcionamento em 2013, mas pelo que ando acompanhando, todas estão atrasadas na implementação e com dificuldades de conseguir fornecedores para a tarefa.

A VIVO também tem um site onde você pode conferir a cobertura, mas que também ainda não contempla o LTE. Você pode conferir aqui. O funcionamento deste site é um pouco diferente. Você não consegue navegar pela cidade e ver as áreas de sombra como no site da TIM. Nele é necessário informar o nome da rua para o mapa ser gerado.

E as demais operadoras? Se você me contar, saberei! 😉 

Ah sim! Já ia esquecendo. A SKY tem sua rede LTE também. Ela oferece banda larga em algumas cidades do Brasil utilizando a antiga frequecia de MMDS que operadoras de TV por assinatura, que ela adquiriu, usavam. Estas redes funcionam na frequencia de 2.5GHz, contudo, não podem ser utilizadas para redes de voz e tem funcionamento diferente. Não é possível por exemplo fazer deslocamento entre antenas e continuar a desfrutar do acesso à internet.

Com informações da TeleTime.




Artigo Anterior

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: