Rede sem fio na velocidade da luz




Quando li a notícia no Slashdot sobre a possibilidade de até o final do ano equipamentos capazes de transferencias de até 7 Gigabit/s eu simplesmente pirei. Como assim rede sem fio capaz deste tipo de velocidade?

Hoje o máximo que você atinge é através da especificação 802.11n que garante teóricos 150Mbit/s, que na prática deveria ficar algo em torno de 7 ou 8 MB/s. Isto em redes de 2.4GHz. Falar de uma rede de 7Gbit/s é algo fenomenal e digno de velocidades em torno de 500MB/s, isto numa conta porca que pode não estar certa, pois não leva em conta distância entre o AP e o computador e outros fatores que deveriam ser considerados.

A WiGig é que a Wireless Gigabit Allliance, conjunto de empresas que defendem padrão de rede wireless sem fio, procura avançar na adoção da rede wifi de 7Gbps no espectro de 60GHz que não precisa de licença especifica para ser utilizado assim como o espectro de 2.4GHz.

O acordo entre a WiGig e o WI-FI Alliance garante que a tecnologia será livre de royalties e permitirá que equipamentos de diferentes fabricantes conversarão entre si. O acordo será finalizado até julho e com isto os primeiros equipamentos poderão chegar às lojas até o final do ano.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: