Rede Social “Ping” do novo iTunes 10




A Apple anunciou o iTunes no dia primeiro de setembro durante seu evento voltado à “música”. Como de costume a Apple anunciou uma atualização para o iPod Touch para acompanhar de perto o novo iPhone 4 e claro, diminuir a complexidade fabril e aumentar o ganho em escala para ter tecnologias comuns entre os dois aparelhos móveis, mas antes de falar sobre o novo iPod Touch, que tal falar sobre a nave mãe que fornece quase tudo para o iPod e iPhone? Uma nova versão de iTunes está entre nós. É a versão 10.

Interface

A coisa mais gritante que você vai notar é que seu ícone mudou e sua interface, pelo menos no Mac está diferente. O ícone, aliás, lembra bastante o ícone que já existia para o iTunes no iOS. Não entendo porém por que sua cor no computador é azul e no iOS é roxo. Poderia manter sua identidade visual intocada nas diferentes plataformas, não?

No OS X o que mais me chamou a atenção é que o iTunes agora está monocromático. Os ícones perderam as cores e o mais chocante talvez seja o fato que os ícones da janela agora estão na vertical ao invés de na horizontal. iTunes realmente é uma exceção no quesito melhores práticas e regras de interface da Apple no OS X. Se você porém quiser que eles fiquem novamente na horizontal, basta digitar o comando abaixo numa janela do “Terminal”.

defaults write com.apple.iTunes full-window -1

Se você acha que sua vida já é monocromática e bege demais, pode mexer uns zeros e uns em arquivos de configuração obscuros do iTunes e resgatar a policromia necessária no seu programa de música predileto. Se você não quiser meter a mão neste arquivo, pode fazer o download e curtir novamente as cores.

Rede Social Ping

A Apple parece que vê valor em redes sociais e vai aos poucos colocando este sabor em seus produtos. No iPhone a rede social que está por vir é voltada para jogos e se chama GameCenter, no iTunes, seja no computador ou no iPhone/iPod Touch/iPad, tem o Ping.

A novidade porém não vem ativa como padrão. Para participar você precisa ativar e preencher os campos com alguns dados. Eu fiz isto assim que instalei o iTunes 10, mas após ver as possibilidades, acho que o Ping é mais um concentrador de informações da loja iTunes do que uma rede social “nova”. Eu realmente esperava mais.

E o que dá para fazer neste rede social? Bom, não dá para fazer muito, e o que dá, não me agrada muito. Você pode seguir pessoas, curtir álbuns e artistas (somente aqueles disponíveis na loja iTunes) e interagir com amigos e “conteúdo”. Gerar conteúdo original, você não pode. Compartilhar as músicas que você escuta no iTunes, também não pode. Tentei bravamente encontrar os artistas que eu encontro, mas nenhum deles está cadastrado, porém várias pessoas já se cadastraram no Ping como se fossem as bandas. Por exemplo, tem uma penca de pessoas que se cadastraram com o nome “Pink Floyd”. Isto é bastante ruim e a moderação deveria entrar em ação e advertir estas pessoas.

Acima está a imagem que mostra como você pode acompanhar o conteúdo do Ping no iPhone.

No fritar dos ovos, Ping é legal, mas aqui no Brasil onde a iTunes Store não vende música, é um engodo. Eu prefiro minha vida sem o Ping.

Mudanças

Air Tunes mudou de nome agora se cama AirPlay. Esta funcionalidade é para quem tem caixas de som ligadas nas AirPort espalhadas pela casa. Agora ela está mais visível no canto inferior direito da janela.

No canto inferior esquerdo fica uma imagem do album. Agora, quando você clica nesta imagem, pode ter uma janela com a capa do disco e ainda controles para comandar a reprodução de música. É uma pena que não há uma opção para mostrar as letras das músicas.

Nas páginas de configuração você tem agora mais duas opções. Por exemplo, se você não gosta dos ícones, ao invés de mudar a cor deles, como disse no começo do artigo, pode removê-los completamente e também a checkbox que tem ao lado de cada música pode ser removida. Na mesma página de configuração.

Veja mais novidades aqui.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. doctor

     /  07/09/2010

    O que eu mais gostei foi a nova janela em que aparece a capa do álbum com controles. Show!

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: