Retweet e o diferente comportamento entre os “clientes”




Eu acho o fim da picada quando uma função com um determinado “nome” tenha comportamento diferente entre os diversos clientes e métodos de acessar um determinado “sistema”. Minha revolta neste artigo, que tem cara de ser genérica, mas não é. Minha ira está voltada e direcionada para o Retweet do twitter. No passado, quando eles não tinham um cliente oficial, esta maltrapida reclamação nem faria sentido, afinal, cada desenvolvedor é livre para implementar o recurso como achar melhor e os usuários escolhem o que mais se adapta ao seu estilo de usar o serviço.

Acontece que recente o Twitter comprou a empresa por trás do Tweetie e com isto um cliente oficial surgiu. Eu nunca usei o Tweetie no iPhone antes dele se tornar grátis então não sei se ele mudou em alguma das suas funcionalidades, mas no Mac eu sempre usei o Tweetie. Ele é pra mim um dos melhores clientes, pelo menos do ponto de vista de produtividade. Talvez falte nele algo que o Tweetdeck tem que é o lance das colunas configuráveis com conteúdo personalizado, seja por busca ou por lista.

No Tweetie for Mac a função do Retweet, que é quase como um FWD (Forward ou encaminhamento) de uma mensagem de email, só que você está encaminhando para seus seguidores, tem comportamento diferente entre o site, o cliente do iPhone e dele. No site, se uma mensagem tem 140 caracteres, clico apenas no botão de retweet e voilá. Foi pra minha lista de tweet recentes. O mesmo acontece no Tweetie no iPhone, aliás, sou velho mesmo, agora o dito se chama Twitter for iPhone. Já no Tweetie for Mac, nada deste comportamento. Vou clicar no retweet e a mensagem com 140 caracteres explode meu campo de texto e eu não posso publicar o retweet.

Eu sei que eles estão num grande processo de reformulação do cliente e que em breve este comportamento será alterado, mas será que dava para endereçar isto logo? É muito chato ter ir de um lado para outro para pegar um conteúdo bom e compartilhá-lo com as pessoas que me escolheram para gerar conteúdo para elas.

Eu nem vou falar dos demais clientes que resolver fazer o retweet de outras maneiras. Pra mim este tipo de funcionalidade deveria ser sempre como o do site. #prontofalei




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: