Reva, o carro elétrico




Sabe qual é o primeiro carro elétrico disponível no Brasil? Não é o Itaipu, nem o Pálio Elétrico, mas sim o Reva. Acredite se quiser, este último carro, é indiano e faz sucesso em Londres. Puxando o seu limite de acreditar em mim ao extremo, você já pode comprar este carro aqui no Brasil. Eu acabei descobrindo o revendedor autorizado e oficial através de um artigo que escrevi no começo do mes. Semana passada eu recebi o retorno da CAM/Endesa.

Adorei a resposta, apesar de não ter gostado do preço. O carro custa 37 mil dólares na versão mais básica, que não vem com ar condicionado, não tem tocador de CD/MP3, não tem espelho interno com anti-encandeamento (seja lá o que isto quer dizer), não tem acabamento em couro, não tem pequeno portaluvas, não tem carpetes e tapetes de chão de luxo, não tem aquecedor de ancos com controe regulável, não tem aros de liga leve e não tem porta documentos lateral.

A boa noticia é que ele vem com duas mangueiras, cabo para alimentação e seis galões de água destilada. 😉 O prazo de entrega é de até 4 meses no porto mais próximo de sua residência.

Os dados técnicos do carro são interessantes. O carro tem velocidade máxima de 80km/h, autonomia de 80km por carga. A bateria para ter carga completa, leva 8,5 horas, sua vida útil é de 3 a 5 anos ou 600 ciclos de carga (que dá o equivalente a 45 a 50 mil quilometros)

O Reva tem um ótimo custo por quilometro. São apenas 3 centavos contra 23 centavos de um carro convencional, segundo informações da CAM/Endesa. Os detalhes da conta estão abaixo:

Convencional: Custo Gasolina/Litro: R$ 2,55 (Motor 1.0)
Carro elétrico: Tarifa Energia/kWh: R$ 0,30 (esse valor difere conforme a concessionária de energia elétrica); 80 km = 9 kWh
Km percorridos por ano: 18.000 km

Quer mais noticia boa? Em alguns estados, você está isento de pagar IPVA.

  • Ceará
  • Maranhão
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Sergipe

Em outros estados o IPVA é diferenciado:

  • Rio de Janeiro (Alíquota de 1%)
  • São Paulo ( Alíquota de 3%), além dos veículos elétricos não participarem do Programa de Restrição à Circulação de Veículos Automotores na Região Metropolitana da Grande São Paulo (rodízio de veículos).

E para fechar, veja na imagem abaixo algumas das informações técnicas do Reva.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

5 Comentários

  1. BETO

     /  02/04/2009

    POR ESSE PREÇO DAR PARA COMPRA O CARRO ELETRICO DA GM, O VOLT, QUE CUSTA SEGUNDO O JORNAL G1 $ 30.000,00 (TRINTA MIL DOLARES)

    Responder
  2. Seldon Fávaro

     /  28/05/2009

    É o veículo do futuro, porem já nasce caríssimo e obsoleto. Baterias ultrapassadas. Pouca autonomia e o custo é um roubo.

    Responder
  3. Carlos

     /  20/08/2009

    Por este preço é simplesmente R I D Í C U L O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  4. FERREIRA

     /  13/04/2010

    Se o governo corrupto não fosse aliado das montadoras de carros a gasolina e se os importadores não fossem metidos a espertos querendo explorar o consumidor para ficarem ricos, esses carros importados poderiam ter preço honesto e ser muito bem vendido aqui.

    Vamos esperar por um milagre !!!!!

    Responder
  5. Marc

     /  08/06/2010

    Sem comentário, o dinheiro destruiu o mundo………

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: