RFID + WIFI: boa idéia!




Analisando assim só de bate-pronto, parece que a equação do título dá caldo. Imagine ter uma base de rede sem fio e um notebook. Você chega na área de cobertura desta base e automaticamente o notebook se configura para acessar a rede disponibilizada pela base. O notebook seria reconhecido através da tag RFID que a base consegue reconhecer.

Claro que isso só acontece se o notebook fizer parte do grupo de tags RFID autorizadas a conectar-se a base. A idéia parece muito boa, desde que o RFID não seja clonável. Antigamente, ou atualmente, se faz isso com filtro de MAC Address, mas usar o RFID parece bastante interessante. hum…

Enfim, se é uma boa idéia ou não, basta refletir um pouco. Quem quiser trocar uma idéia a respeito, convido para fazê-lo nos comentários deste artigo. A última informação relevante é que esta idéia tem patente registrada nos EUA, quem o fez foi a Apple e data de 2005.

Via AppleInsider.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. abel reis

     /  18/03/2009

    Essa sua ideia parece ser boa, estou fazendo uma monografia sobre esse assunto RFID, mas estou voltando meu projeto para controle de estoque, mas gostei da sua ideia. Tenho umas perguntas.
    Neste caso quando alguem chegar com um note, com uma tag cadastrada, quem vai fazer a identificação do note vai ser a rede wi-fi ou transponder?
    Se for a rede, vc sabe me dizer se existe compatibilidade?

    Responder
    • O transponder vai ler a tag RFID e o sistema verificar se ela é conhecida ou não. Se for, o sistema configura o hotspot para permitir o acesso do notebook à rede sem fio. RFID e WIFI são totalmente incompatíveis. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: