Safari 4 ainda não está pronto




Apesar de ter um Mac, não uso o Safari no meu dia-a-dia. Depois de trocar figurinhas com alguns outros jardineiros do pomar, descobri que sou exceção. Todo mundo usa Safari, menos eu. No mundo Windows eu usava o Firefox e quando migrei para o mundo da maçã, não abri mão dele. O Firefox tem algumas coisas bem interessantes, mesmo sendo lento e bugado. Para minha felicidade o Firefox não tem o costume de fechar na minha cara, porém tem dia que ele fica lento e se arrasta com minha dezena de abas abertas.

Quando o Safari 4 foi anunciado na semana passada, tratei logo de ver algum vídeo no YouTube para ver do que se trata a coisa nova. Minha preocupação de ver o vídeo antes de instalar um software grátis é por que ele foi anunciado como beta. Tenho por padrão não instalar mais nenhum software inacabado e em fase de testes no meu computador. Chega desta vida nefasta de pegar softwares cheio de problemas e de perder produtividade.

Visualmente o Safari 4 é bem legal. Acabei instalado-o no Mac do trabalho, que eu só uso para eventualidades, já que a máquina principal é a que roda Windows. Usei-o durante dois dias e fiquei impressionado quão agradável o novo navegador da Apple é. Mesmo sendo um beta, não vi nenhum problema grave nas tarefas que sempre faço com navegadores. Para falar a verdade o comportamento do Safari 4 no Mac foi tão bom que resolvi estragar (do ponto de vista “beta”) minha máquina Windows.

Uma das coisas que me deixou impressionado foi o desempenho para entrar na página de administração do meu blog, que é carregada de javacripts e outras coisas que eu nem gosto de sabar, o Safari deu um banho no Firefox. Abriu rápido e ligeiro. Porém nem tudo são flores para mim.

Depois de tanto tempo usando o Firefox estou parcialmente dependente de suas funcionalidades. Uma das teclas de atalho que mais uso no Firefox é o CMD+K. Ele aciona a caixa de pesquisa que eu configurei para usar a Google. No Safari a combinação de teclas não é tão simples assim. CMD+Option+F. Uma lista completa de atalhos está aqui. Lá eu descobri o equivalente do Firefox para o CMD+U, que mostra o código fonte de uma página, porém a combinação de teclas não funcionou no 3.2.1. Eu sei que estou valorizando o lance das teclas de atalho, mas no firefox, minha mão esquerda já está acostumada com a combinação CMD+1 até CMD+9 para alternar entre as abas. No Safari esta combinação leva para os primeiros nove atalhos da barra de links. Para piorar, não tem como editar esta combinação e eu sou meio lento para me adaptar as mudanças.

Por fim a pá de cal no Safari 4, para mim, é a falta de add-ons. Eu uso algumas extensões como o Firebug, FireFTP, BugMeNot, Foxmarks, GMail Notifier e o BBCodeXtra. Tenho ainda o 1Password que é bem prático, mas eu sei que ele tem seu equivalente para Safari. Destes, o que mais fará falta é o FireFTP, Foxmarks e o GMail Notifier.

Quando eu puder fazer a migração do Firefox para o Safari sem perder nada, nenhuma funcionlidade ou método de atingir os objetivos, aí serei um migrado feliz. Neste meio tempo vou esperando o Firefox novo e acompanharei o Safari de perto.

Ah sim. Logo que instalei o Safari 4 no Mac, notei que ao abrir pela primeira vez uma bela animação surgiu. É uma pena que ele não mostra isto toda vez que eu abro o Safari 4. Seria bem legal se fizesse isto sempre. Aliás, isto só aconteceu no Mac. No Windows esta animação não apareceu. Ou será que eu não prestei atenção?




Leia Também


Deixe um comentário

9 Comentários

  1. Eu também sou uma dessas exceções. Desde que comprei o Macbook, até tentei me “acostumar” ao Safari, mas acabo sentindo falta dos add-ons do Firefox, ou seja, você não é o único. =)

    Responder
  2. Eu também uso Firefox. Já tentei como Safari 3 e agora com o Safari 4, mas nenhum conseguiu me tirar do Firefox.

    Eu tenho o hábito de usar o teclado o tempo todo. E no Safari isso dá muito problema.

    Já tentou alterar entre as abas quando está dentro de um campo de texto? Simplesmente não funciona.

    Acho o Safari muito legal, mais rápido e tal. Mas Firefox rulez even more! 😉

    Responder
  3. eu desisti oficialmente do Safari 4 ontem. Tenho ele instalado no trabalho e após uma semana usando acabei voltando para o Firefox.

    Responder
  4. Ainda não vi nenhuma novidade que me fizesse trocar o Firefox pelo o Safari, mesmo com essas novidades.

    Responder
  5. Jason

     /  05/03/2009

    Bom, eu odeio o firefox, tudo bem que ele tem diversos plugins, mas mesmo esses plugins rodam no safari e a segurança do Firefox é a pior de todos os browser !

    Prefiro o Safari 1 milhão de vezes. Firefox nunca ! Mas o Safari 4 além de ser beta, realmente está mais rapido com alguns bugs por ser BETA mas me agradou muito a parte de segurança dele que por sinal esta bem escondida !

    Vamos aguardar o Release Candidate ou até a versão final, creio que melhoras virão, pois o Snow Leopard ja virá como Safari 4

    Responder
  6. Gian

     /  05/03/2009

    Véio, tu é muito chato!
    Mas estás errado, não és o único a usar firefox no Mac.
    Não apenas uso firefox no mac, mas em todo computador que ponho as mãos. Tenho uma edição portátil multi-plataforma do firefox 2 e uma versão portátil do 3 para mac, windows e outra para linux. Mesmo sem as extensões eu uso o firefox.
    Gosto bastante do safari, mas os add-ons do firefox são únicos.
    O firefox fica lento quando tem muito flash rodando. O flash ocupa espaço na memória do computador e não comunica ao firefox quando parou de usar a memória. Então aquela memória é desperdiçada e só é liberada quando se fecha o firefox.
    O flashblock resolve o problema, mas é meio chato ficar sem os flash no navegador. Então uso o safari pra navegar quando não estou desenvolvendo nada.

    Responder
  7. Também estou resistente a usar betas, mas resolvi usar o Firefox Beta 3.1b2 diariamente há um mês ou mais e estou bastante satisfeito com o desempenho muito superior às versões 3.0.x . A estabilidade está muito boa, sem crashes.

    A Xmarks (mudou esta semana o nome de Foxmarks pra Xmarks) já tem plugin pra Safari. Não sei se funciona no Safari 4 beta.

    O Google lançou um Gmail / Calendar notifier pra Mac OS X, já viu? Ao clicar nele, abre os respectivos diretamente no Safari, simples e rápido.

    Quanto aos outros addons – Firebug, FireFTP, BugMeNot e o BBCodeXtra – não sei te recomendar alternativas, o mesmo vale pros atalhos de teclado, que também uso extensivamente, mas tenho facilidade de me habituar com as novidades.

    Responder
    • Eu já experimentei este notifier, mas ainda prefiro no o add-on. Não gostei de como ele funciona. O que me chocou na história do beta do Firefox é eles terem abandonado o lançamento do 3.1 e terem decidido ir direto para o 3.5. Que coisa mais louca…

      Responder
  8. Concordo com seu ponto de vista , tb tenho mac e não uso o Safari devido a falta de add-ons. Quem sabe um dia a Apple abre um espaço para que desenvolvedores possam adicionar seus Plugins ….

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: