Satélite espião é liberado para visitação




Quando eu vi a foto no G1 do satélite fiquei pensando, mas que coisa louca. Por que iriam mostrar um satélite de espionagem? Como o G1 publicou esta informação por conta da foto, as informações eram poucas, logo resolvi pesquisar sobre o KH-9 Hexagon ou Big Bird, como era chamado.

Os satélites deste tipo foram colocados em órbita entre 1971 e 1986. Foram 20 lançamentos com apenas uma falha. Logo o último que foi o único insucesso do satélite. O objetivo do satélite era fotografar países estrangeiros, utilizando filmes de alta resolução, que depois eram enviados à terra, onde eram recuperados e processados.

A recuperação dos filmes enviados pelo satélite era feita por até 5 aviões que recuperavam a capsula com o filme em pleno ar. O período de operação do satélite não ultrapassou os 275 dias.

Para saber mais sobre este satélite, veja sua página na wikipedia. Se quiser vê-lo ao vivo, marque uma viagem para Washington, nos EUA e visite o Museu Smithsonian Aero Espacial Nacional. Ou não, pois ele ficou apenas um dia exposto para comemorar os 50 anos do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA. Existem planos porém para deixá-lo exposto no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA.

Via Slashdot.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: