Sensor para iPhone molhado




A primeira vez que eu soube que celulares tinham um sensor para saber se eles tinham sido submersos em água eu fiquei intrigado. Por que será que os fabricantes colocariam este tipo de coisa num celular? Descobri que só assim eles conseguem identificar que o celular caiu dentro d’água e assim, carateriza uma falha que está fora da garantia.

NewImage

O sensor, até então era um pequeno circulo visível que troca de cor se água entrar em contato com ele. Na imagem acima você pode vê-lo num aparelho da Motorola ainda intacto e seco. Já na imagem abaixo você pode ver a coloração avermelhada que ele adquire após contato com a água.

NewImage

 

A prática não é apenas da Motorola. A Apple também tem seus sensores para identificar que o iPhone foi molhado e assim não apresentou defeito de fabricação e não qualifica uma troca por outro aparelho. Este mês foram identificadas patentes que prometem melhorar o funcionamento do sensor e assim proteger ainda mais as empresas de clientes espertos que querem um aparelho novo em garantia por conta de seus próprios erros.

Pesquisando sobre o assunto, notei que algumas páginas indicam maneiras de inutilizar seu aparelho sem danificar o sensor e assim conseguir a troca do aparelho em garantia ainda. No caso do sensor estar em local aparente, até pode ser uma opção, ainda que seja moralmente errado fazer este tipo de coisa.

No caso do iPhone, a Apple indica onde ficam os sensores e deixa bem claro que no caso do sensor ficar vermelho, nada de troca em garantia. A página dedicada a garantia invalidada por equipamento molhado trata do iPhone e família iPod. Abaixo a imagem ilustra o local dos sensores de água.

Screen Shot 2012 02 20 at 10 22 00 AM




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Eduardo

     /  14/03/2012

    Um problema que ainda não foi resolvido diz respeito a umidade do ar, alguns lugares são muito úmidos e acionam o dispositivo mesmo sem o usuário ter culpa.

    Responder
  2. erika

     /  02/03/2013

    Faltou dizer que tem os sensores internos, ao menos no Iphone 4 tem mais 2. No Brasil nenhum sensor ativo dá possibilidade para aplicação de garantia ao contrário de outros países de primeiro mundo, onde 1 sensor ativo é tolerado. Resta saber o que fazer no Brasil pra brigar pela garantia com 1 sensor externo ativo, pois como disse o colega acima a simples umidade ambiente pode afêta-lo. Procon?

    Responder
  3. André Ferreira

     /  15/12/2013

    Muito bom tópico, porém vocês sabem dizer onde fica o sensor do Iphone 5? Obrigado pela atenção ok?

    Responder
  4. Viviane

     /  25/10/2014

    Aconteceu isso comigo, o sensor do meu iPhone 4 ficou vermelho e n caiu água nenhuma…E só tem 3 meses de uso parou de repente levei na autorizada da Apple e o cara super grosso comigo falou q foi molhado e falei q n é falou p consertar 800 reais…poxa paguei 1.300 reais está na garantia n caiu na água deve ter sido umidade e foi 1.300 reais jogado fora??? Me decepcionei muito !!!!

    Responder
  5. Marcus Bispo

     /  06/12/2015

    aconteceu o mesmo comigo Viviane só que o meu foi o iphone 6 plus falaram q teve contato com liquido e nao tinha conserto teria q pagar 2200 pra ter outro igual

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: