A primeira vez que eu soube que celulares tinham um sensor para saber se eles tinham sido submersos em água eu fiquei intrigado. Por que será que os fabricantes colocariam este tipo de coisa num celular? Descobri que só assim eles conseguem identificar que o celular caiu dentro d’água e assim, carateriza uma falha que está fora da garantia.
O sensor, até então era um pequeno circulo visível que troca de cor se água entrar em contato com ele. Na imagem acima você pode vê-lo num aparelho da Motorola ainda intacto e seco. Já na imagem abaixo você pode ver a coloração avermelhada que ele adquire após contato com a água.
A prática não é apenas da Motorola. A Apple também tem seus sensores para identificar que o iPhone foi molhado e assim não apresentou defeito de fabricação e não qualifica uma troca por outro aparelho. Este mês foram identificadas patentes que prometem melhorar o funcionamento do sensor e assim proteger ainda mais as empresas de clientes espertos que querem um aparelho novo em garantia por conta de seus próprios erros.
Pesquisando sobre o assunto, notei que algumas páginas indicam maneiras de inutilizar seu aparelho sem danificar o sensor e assim conseguir a troca do aparelho em garantia ainda. No caso do sensor estar em local aparente, até pode ser uma opção, ainda que seja moralmente errado fazer este tipo de coisa.
No caso do iPhone, a Apple indica onde ficam os sensores e deixa bem claro que no caso do sensor ficar vermelho, nada de troca em garantia. A página dedicada a garantia invalidada por equipamento molhado trata do iPhone e família iPod. Abaixo a imagem ilustra o local dos sensores de água.
Deixe um comentário