Ser infectado com virus no Mac? Culpa sua!




Desde que eu mudei para a plataforma Mac, eu passei a ver a pirataria com outros olhos. Explico. Computadores da Apple não são baratos. O MacBook Pro custa (aqui no Brasil) um valor digno de um palavrão bem cabeludo. Por que eu vou estragar algo tão caro, com um software pirata? A analogia que eu tenho cabeça é com carros. Colocar um software pirata num Mac é como pegar peças/acessórios de origem duvidosa numa Ferrari. Imagina a catastrofe que vai acontecer com você na Ferrari andando a 300 por hora quando aquela peça demonstrar seus problemas!!

Na década de 90 a pirataria era completamente diferente do que é hoje. Os softwares vinham sem modificações. Hoje em dia não. Software pirata é um jeito de pegar otário. Não adianta nem dizer que softwares são caros de mais. Dá pra comprar o Microsoft Office por menos de 300 reais. Os programas da Apple que cada um de nós pode precisar em casa, custa em média menos de 200 reais. O que são 200 reais comparado com os 8 mil que custa o MacBook Pro? Realmente nada.

Hoje eu li um artigo falando de dois vírus para Mac que foram incluidos nas versões piratas do iWork e Photoshop CS4. Piratear o iWork para economizar 79 dólares é ridículo, mas parece que 20 mil idiotas habitam o planeta e cometeram este erro. Porém o objetivo do artigo não o mesmo que meus parágrafos anteriores. O que TAB fala é sobre o estilo dos usuários. Nunca houve infecções em massa nos computadores do pomar como acontece no casas com “janelas”. Será que os usuários de Mac são safos o suficiente para se proteger? Será que a segurança dos Mac é responsabilidade do usuário ou do sistema operacional? Como o OS X vai saber que o software que você está instalado é legal ou não?

Eu continuo afirmando. A culpa de um computador (seja ele Windows ou OS X) ser infectado é do usuário.

Em tempo, os vírus/trojan que estão no iWork 09 e Photoshop CS4 se chamam “OSX.Trojan.iServices.A” e “OSX.Trojan.iServices.B”. Para remover o trojan, leia este artigo.




Leia Também


Deixe um comentário

4 Comentários

  1. Hi

    Sua analogia da Ferrari demostra com clareza o por que não usar software pirata em um mac,existem alternativas melhores(como softwares livres)tem muitos de boa qualidade(da mesma forma que existem os ruins…).

    []’s

    Responder
  2. Filipe

     /  01/02/2009

    Berna,
    adorei este artigo e concordo com vc!!!
    Meu Mac eh original e oficial! 😀

    abração

    Responder
  3. Alexandre

     /  18/01/2012

    Po, mas ai vc citou programas de brinquedos.
    Quero ver precisar comprar um Adobe Ilustrator por exemplo

    Responder
  4. marcelo

     /  08/03/2012

    Comprar um mac pra usar office? então que fique no windows.

    Agora pesquisa o preço do pacote Adobe para design.

    Pois é amigo, ai o problema é mas embaixo.

    Ai o cara trabalha como freelancer e precisa de photoshop, Illustrator, ganha uma miséria e vai fazer o que? pagar esse absurdo pra usar os programas? Pirata na cabeça por necessidade.

    Tb acho errado, mas fazer o que, existe uma alternativa do photoshop free? Paintbrush?

    Se todos os programas tivesse valores como dos aplicativos da appstore, valores baixos, com certeza, todo mundo ia comprar ao invés de piratear.

    UM pacote de adobe design, custa em média 3500 reais. Cada atualização 700 reais. + o valor do notebook pro e o pacote office. O cara pode comprar um carro.

    Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: