Será que vale a pena usar o Skype para todas as ligações?




É impressionante como a gente só se interessa por determinados assuntos quando recebe uma motivação externa. No mês passado me surpreendi com o valor da minha conta de celular e claro, comecei a pensar em alternativas para diminuir o tempo no celular ou ver alternativas mais baratas. Também não é de hoje que eu recebo perguntas sobre a utilização do Skype para aproveitar as tarifas mais baixas.

Resolvi fazer uma conta rápida e vi que se eu fosse gastar a mesma quantidade em dinheiro que gastei na minha conta no Skype eu falaria mais do que o dobro de tempo. Acontece que não dá para fazer a conta simplesmente levando em conta o custo dos minutos, no caso do iPhone, ainda não é possível fazer ligações através de conexão 3G, mas nos demais smartphones isto é possível então você precisa de um plano de dados.

Fiz uma pesquisa rápida para descobrir quanto o Skype consome por minuto. Encontrei uma estimativa por hora que fica em torno de 20 à 30MB. Um tabela ajuda a melhor entender a quantidade de horas que você pode falar quando tem um limite de consumo de dados por mês. As contas, claro que são estimativas baseada em observação do consumo de banda quando se utiliza o Skype. Na página de documentação do Skype os dados são que o Skype consome entre zero e 0,5 kB/s quando está inativo. Já durante uma ligação a banda necessária é entre 3 e 16kB/s.

Como eu tenho um plano de 250MB/mês com a VIVO, imagino que o consumo de ligações via Skype ficará dentro deste limite. Melhor se as pessoas com quem eu quero falar também tivessem o Skype em seus smartphones. Isto diminuiria ainda mais meu custo, já que as ligações poderiam ser feitas de cliente Skype para cliente Skype, o que não é cobrado. Para ligar do Skype para um telefone fixo ou móvel tem custos envolvidos, mas certamente mais em conta do que os custos que a operadora cobra hoje.

Outra coisa importante é o serviço de identificador de chamadas. Afinal, quando você liga para alguém do seu celular, o seu número é identificado, mas pelo Skype como funciona? Fiquei na dúvida e o @cyberleo me deu a luz. Através da configuração de sua conta Skype na web você pode ativar o serviço e escolher o número que te identificará quando você liga para alguém. O serviço de BINA é grátis, mas para ativá-lo você vai precisar ter créditos, já que a configuração envolve o envio de SMS de configuração. E tem mais ainda, o serviço não está disponível em todos os países onde o Skype oferece seus serviços. Aqui no Brasil, segundo a página, não tem. Tentei configurar o serviço, mas não recebi o SMS para a validação do número, mas me cobraram pelo SMS.

Aqui no Brasil, as ligações de VoIP do Skype são feitas através da Transit Telecom. Agora sobre se vale a pena ter apenas o Skype, bem, a cobertura da rede de dados das operadoras não é lá grandes coisas, então pode ser que você tente realizar ou não receber uma ligação por conta de estar fora da rede de dados. Outra importante é quanto a rede de dados EDGE e UTMS (3G). Em ligações utilizando 3G a qualidade da ligação não é ruim, mas na rede EDGE que é mais lenta, a ligação pode ser comprometida. Ainda acho cedo para fazer esta migração, mas tenho certeza de que no futuro o modelo de telefonia mudará radicalmente e tudo será VoIP.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Instale o fring no iPhone e use o skype pelo 3G (;

    Responder
  2. Augusto Rocha

     /  05/08/2011

    Amigo, sabe me dizer se eu deixar o skype conectado o tempo todo no meu celular, quanto ele consumirá do meu pacote de dados?

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: