Serviço de DNS da Google




Semana passada a Google liberou o serviço de DNS publico que você pode usar se quiser em detrimento do DNS que seu provedor de acesso fornece hoje sem que você precise se preocupar com ele. Aliás, para usar o serviço de DNS do seu provedor, você não precisa fazer configuração alguma. Já para usar o serviço do Google você vai precisar primeiro entender o que é um DNS.

DNS é como um tradutor. Ele pega o endereço que um ser humano entende, como por exemplo, “globo.com” ou “bonequinhocego.com.br” e traduz isto para um endereço (que é o IP) que as máquinas entendam. A explicação que eu mais gosto de fazer é usando números de telefone. Hoje você precisa saber o número de uma pessoa ao invés de digitar seu nome no celular. Se fosse possível escrever “bernabauer” no telefone, este seria equivalente ao “www.bernabauer.com”, já o número do telefone seria o IP. Explicação porca, mas vamos lá.

Por que a Google lançou este serviço? Para deixar e internet mais rápida, mas mais importante do que isto. Manter a segurança alta. Existem diversas maneiras de praticar maldades na internet. Uma delas é fazendo ataques à DNS e assim redirecionar usuários para servidores voltados para roubar senhas e outras coisas piores.

De acordo com o artigo do Slashdot, o serviço da Google de DNS é bom e seguro. Pelo menos é a conclusão de um artigo que eu pouco entendi, mas será que vale a pena mesmo? Pelo que li na conclusão do artigo da PC Magazine, não tem beneficio algum fazer a troca.

Para configurar o seu Time Capsule ou AirPort, basta seguir as instruções desta página. Para configurar seu Mac ou qualquer outro computador, veja as instruções em inglês na página da própria Google.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: