Serviio um servidor DLNA para o Mac




Se você tem um televisor com DLNA e ainda usa um computador ligado a porta VGA ou HDMI, preciso te dizer que você está atrasado. DLNA é o nirvana para quem quer consumir conteúdo do computador no televisor.

DLNA é uma tecnologia bem legal que permite que o televisor consiga consumir vídeo, áudio e imagens a partir de um servidor qualquer. Pode ser um computador ou um pequeno appliance que tem disco interno e conexão a sua rede de dados local. Você pode conhecer melhor o DLNA e para que ele serve aqui.

Se você comprar um televisor destes que acessam a internet e se auto denominam SMART (ainda que não sejam) tem DLNA. O equipamento não precisa ser wireless, pode ter uma porta ethernet que permite acessar a rede de dados local. A Samsung oferece um programa para Windows que ajuda você a passar conteúdo do computador no televisor, sem que ele esteja conectado diretamente a ele. É prático, mas se você tem um Mac, faz como?

Faz como todo mundo: Vai ao Google e busca por “servidor DLNA”, apenas para encontrar um bando de programas que podem ser pagos ou gratuitos que são confusos e tem problemas para funcionar. Depois de testar vários, achei finalmente um programa que é grátis e funciona bem.

Aliás, ele não funciona bem, ele é ótimo. Ele se chama Serviio e funciona no Mac, Linux e Windows. Apesar de ser em JAVA, linguagem que eu realmente não gosto, seu funcionamento é simples e fácil, apesar de não ter interface muito clara e pouca documentação.

Screen Shot 2012 01 08 at 11 54 40 AM

Depois de baixar para o seu computador, pelo menos na versão para Mac, você terá dois programas dentro do pacote compactado. Um Serviio.app e outro Serviio-Console.app. O primeiro quando executado, parece que não funcionou, mas na verdade ele é um programa que dispensa interface. Este é o módulo responsável por servir os vídeos, arquivos de audio e imagens para o televisor.

O segundo programa, Serviio-Console é o programa que você utiliza para configurar a pasta que será compartilhada e quais conteúdos serão compartilhados.

O Serviio vai ainda além. Ele conecta-se a grande nuvem que é a internet e busca os metadados dos vídeos que você tem na pasta compartilhada que você definiu e busca os dados. Então imagine o caso no qual você tem uma pasta com 3 temporadas de LOST, por exemplo. Ele é capaz de identificar pelo nome do arquivo que aquilo é LOST, temporada e organizar em pastinhas (virtuais e não físicas) que você vê através do televisor. Ele até mesmo é capaz de mostrar listas com os últimos arquivos incluídos na pasta compartilhada ou assistidos. É difícil de acreditar, mas é isto mesmo. Serviio parece ser o melhor servidor DLNA que existe para você usar no Mac e ainda é grátis.

Abaixo um vídeo mostrando o funcionamento do Serviio num televisor da Samsung.




Leia Também


Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Oscar

     /  11/11/2012

    Amigo, instalei o serviio no meu mac e a minha tv samsung reconheceu ele imediatamente, mas não está rodando meus arquivos MKV, e a minha televisão tem suporte a esses arquivos pois roda eles direto no pendrive e mesmo assim Habilitei a opção de transcondificação mas não sei se fiz correto. Pode me ajudar? Valeu a dica.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: