Sinal com contagem regressiva




A idéia de ter uma contagem regressiva é boa em sinais, mas o ideal seria colocar a contagem no sinal verde e não no vermelho. Hoje já existem aqui no Brasil alguns sinais que tem a contagem regressiva para pedestres, mas não para motoristas. Colocar uma contagem regressiva no vermelho cria apenas ansiedade, pois já se espera muito para que alguns sinais abram.

Acabei me perdendo. O importante aqui não é a contagem regressiva, mas sim como a contagem é feita. Colocar os LEDs ao redor da luz do sinal realmente é boa. Veja mais sobre a criação de Damjan Stanković no Yanko Design.

Atualizado: O leitor  Guilherme Steinmann enviou um vídeo que mostra como o sinal com contagem regressiva de Floripa funciona. Este é apenas um dos modelos que existem no estado.

Via Ubergizmo.




Artigo Anterior
Próximo Artigo

Leia Também


Deixe um comentário

10 Comentários

  1. Concordo com a contagem, mas ela cria uma certa tensão

    Responder
    • Caue

       /  30/11/2009

      aqui em sao bernardo do campo – SP , existe sinal com contagem regressiva para motoristas sim , tanto no verde quanto no vermelho !

      Responder
  2. Em Natal tem semáforos semelhantes (acho que até melhores) já faz algum tempo, quando está vermelho, setas na esquerda diminuindo, significa que está próximo de abrir, e quando está verde, setas verdes no lado direito, ficam se movendo, significa que tu pode seguir em frente, quando está próximo de fechar, as setas ficam paradas, e vão diminuindo até fechar:

    Aí vão alguns Links com fotos deles:
    http://oia.la/6cW
    http://migre.me/cV74

    Responder
  3. Jefferson Alexandrino

     /  30/11/2009

    Tauá, no Ceará, adquiriu no começo do ano 4 semáforos de Leds. Gastam menos da metade da energia dos convencionais e dão menos problemas. Já pensou a economia de energia na troca dos semáforos das 6 maiores capitais do país?
    Quanto a contagem regressiva, no sinal vermelho, como vi na cidade de Maringá-PR, é totalmente desaconselhado por o brasileiro é mal-educado e ansioso: ao ver que o sinal vai abrir, quer sair antes do sinal definitivamente abrir, como vi muitas vezes. E isso no Paraná, estado da região Sul que é dita como dos cidadãos mais educados.

    Responder
  4. Gabriel Tadeu

     /  30/11/2009

    Em Lagoa Santa (MG) há semaforos com contadores regressivos de quanto tempo ainda o sinal ficará aberto. Acaba sendo um aviso tanto para motoristas quanto para pedestres, pois sei que ainda tem 10 segundos para atravessar a via ou que tenho que esperar 10 segundos para poder passar pela faixa de pedestre. Em Floripa lembro do timer ser apenas para pedestres.

    Segue materia com os semaforos digitais de Lagoa Santa: http://www.lagoasanta.mg.gov.br/modules.php?name=News&file=article&sid=498

    Responder
  5. Em Santa Cruz do Sul/RS já existem esses semáforos (sinaleiras como chamamos aqui no sul) com contagem regressiva ao redor do sinal principal.

    A contagem está presente no vermelho (quant tempo resta para abrir) e no verde (quanto tempo resta para fechar).

    Em Vacaria/RS também existem alguns semáforos semelhantes, com a diferença é que os leds ficam na verfical, nas laterais.

    Pontos negativos: principalmente quano o sinal está verde e está acabando o tempo é comum ver muita gente acelerando pra passar.

    Quanto aos leds em si, na cidade onde moro (Caxias do Sul/RS) a prefeitura está trocando todos os semáforos de lâmpadas para leds. Além da economia de energia, eles não queimam.

    Responder
  6. Em Lajeado/RS existem sinaleira (aqui não é semáforo) de LED com contagem regressiva tanto no verde quanto no vermelho e funciona maravilhosamente bem.

    Sabendo que a sinaleira tem contagem no vermelho os motoristas que gostam de passar no amarelo ou mesmo no início do vermelho se cuidam, pois quando abre a outra via sabe que os carros virão na hora.

    Mas o melhor é a sensação de quando tá acabando o vermelho: 3… 2… 1… GO GO GO.

    Responder
  7. JTH

     /  30/11/2009

    Em Porto Belo-SC existem semáforos quase iguais a este da foro, mas se não me engano todo ele é um círculo com barras que se movimentam e vão sumindo.

    Responder
  8. Sabecom

     /  01/12/2009

    Em Itumbiara (interior de GO), todos os sinais da cidade (são mais de cem!), são regressivos.
    Abs.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: