Sincronrizando Google Calendar com qualquer Outlook, iCal…




Parece que a coisa que eu mais faço ultimamente é esperar. Estou esperando os preços oficiais do iPhone no Brasil, só pra ver se compro oficialmente ou no mercado paralelo. Também estou esperando o Android para ver se ele é mais ou menos que o OS X do iPhone. Também fico esperando para ver se o Mobile Me deslancha e ultrapassa o Gmail, mas enfim, WWW World Wide Wait. 😉

Enquanto espero, vou fazendo pesquisas. Uma das minhas dúvidas, relacionando todos os assuntos que toquei no parágrafo anterior, é em relação a sincronização de contatos, compromissos e afins entre o iPhone e o Google Calendar. No mundo Windows a escolha de programa de compromissos e contatos não tem competição. Pra mim o Outlook é soberano. Já no Mac usei o Entourage e agora estou usando o iCal. Porém minha primeira escolha é manter tudo no Google Calendar e no GMail por questões de mobilidade. Posso acessar os dados de qualquer lugar.

Como os serviços da Google são minha primeira escolha e o Mobile Me não convence (ainda mais por ser um serviço caro comparado com o GMail), procurei alguma cagalhufa para sincronizar os dados que tenho no Google Calendar com algum programa. Seja ele o iCal ou o Entourage. De quebra fui logo na ferida e pesquisei uma forma de sincronizar com o iPhone também.

Achei algumas receitas e programas. Um dos programas é o Spanning Sync.


Este programa faz a sincronização entre o Google Calendar e o iCal. Este software não é grátis. Você pode optar por pagar 25 dólares por ano ou 65 para o resto de sua vida.


Outro programa é o BusySync que custa 25 dólares para toda a vida. E ele além de sincronizar com o Google Calendar, sincroniza com outros iCal através da sua rede local, sem precisar de um servidor central.

O último programa que achei na minha rápida pesquisa, foi o GCALDaemon, escrito em java, o que permite que ele seja usado em qualquer plataforma.

Todas as opções que listei são pagas, exceto a última. Aliás, todas são para Mac exceto a última, que é cross-plataform. E você pode ignorar todas estas opções, por que no final de julho a Google anunciou suporte para o CalDAV. Graças ao suporte você pode configurar o seu Outlook, iCal e outros programas sem precisar de nenhum outro programa. 😉


Para saber como configurar o seu Outlook, leia o tutorial da Google. Aliás, a Google também tem um tutorial para sincronização entre o Google Calendar e o iCal.




Leia Também


Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Baita dica!!!

    Responder
  2. Meu iCal já está sincronizado com meus vários calendários do Google! 😉

    Responder
  3. Berna,

    Também estou pesquisando soluções para sincronização de calendários e lista de afazers (todo lists), mas uma limitação chata é que só tem o “Google Calendar Sync” pra Outlook.

    Infelizmente parece que aind não dá pra fazer sincronização “two-way” com o iPhone e o iPod Touch (esse nem permite criar um compromisso na agenda) de graça.

    Você consegue sincronizar do iCal pro Google Calendar?

    Estou pensando se vale a pena adquirir o BusySync ou o Spanning Sync.

    Responder
  4. Salve Alex, eu tenho sincronização bidirecional com o esquema nativo que a Google disponibilizou no final de julho. Criou compromissos no iCal e ele já manda para o Google Calendar. Besteira comprar os programas… Pelo menos é o que eu acho.

    Responder
  5. Hugo Faria

     /  10/02/2015

    Obrigado pelas dicas, desconhecia estes programas! Também tenho tentado sincronizar os meus calendários e contactos há muito tempo.

    Existe um programa de graça o ECO, que permite sincronizar todos os calendáriose contactos de Gmail, Outlook, da iCloud e até Yahoo. A Google apenas providencia o Google Apps Sync para os seus clientes Google Apps, que pagam dinheiro para a Google em vez das suas contas gmail grátis.

    Este software que encontrei é de uma empresa qualquer de Taiwan, é de graça tem funcionado bem 🙂

    Responder
  6. Hugo Faria

     /  24/02/2015

    Ui me esqueci de referir o nome exacto do programa para sincronizar os contactos, calendários e tarefas de Gmail, Outlook, iCloud. Se chama EVO Collaborator for Outlook para quem quiser dar uma olhada, recomendo.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: