Sistema Start & Stop pode aparecer em carros nacionais em 2013




A Bosch afirma que o em 2013 ou 2014 alguns carros nacionais poderão estar com o equipamento em seus motores. Legal! Você não acha legal? Já sei, você não faz a menor idéia do que estou falando, mas sabe que “idéia” não tem mais acento. Então vamos a tortura técnica automotiva.

O sistema Start & Stop é relativamente velho. Surgiu como idéia (naquela época ainda com acento) durante a primeira crise do petróleo na década de 70, mas não decolou, pois vamos ser francos, eletrônica e mecânica daquela época eram tão bons quanto o gosto por roupas e decorações das casas. Foi somente em 2004 que o sistema voltou a entrar nos projetos de carros e veio ao mundo através da Citroën no C3.

Então, mas o que ele faz? Bom, ele economiza combustível, pois ele desliga o motor quando você está parado por um determinado tempo. Quando você tira o pé do freio, o sistema identifica a ação, que é seguida do que? Do que? Acertou o rapaz apressadinho que disse que você pressiona o pedal do acelerador, para sair do sinal, por exemplo. No momento que você tira o pé do freio, o sistema liga novamente o motor. 

Aqui no Brasil, carros bem caros já tem o sistema, ainda que de maneira opcional. Refiro-me ao Audi A1 que tem o tal do Start & Stop. Contudo, se depender da Bosch, carros mais acessíveis e populares podem ter o sistema já a partir de 2013, pois eles trabalham em nacionalizar as peças necessárias e o processo de fabricação dos componentes que formam o sistema.

Se for apostar numa montadora para fazer a estréia, aposto na Ford, que já anunciou este ano que está fazendo este movimento nos EUA, colocando o Start & Stop no Ford Fusion, que não é um modelo caro por lá.

Veja abaixo dois vídeos que demonstram o funcionamento do Start & Stop. O primeiro para carros manuais e outro para automáticos.

Via iG Carros.




Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: