Skype migrando para um serviço web




Parece que a Skype está vislumbrando novos desafios. Talvez o modelo de cliente servidor seja custoso e não valha a pena de ser mantido pelos próximos anos. A Skype nasceu como sendo um programa que você instala no seu computador e assim pode consumir o serviço de VoIP, que é a sopa de letrinhas para ligações de voz pela internet.

Acontece que existem cada vez mais plataformas; OS X, Windows, iOS, Android, Symbian, Windows Mobile; e manter clientes para todas estas plataformas pode não ser fácil e atrapalhar mais do que ajudar.

Pensando nisto a Skype parece estar voltando suas armas para criar um modelo onde não será necessário instalar um programa e apenas acessar um site onde o serviço do Skype esteja disponível. A Google fez isto com o Google Voice, contudo, a abordagem que a Skype parece estar adotando requer a instalação de um plugin, coisa que pode ser mais fácil de manter, pois existem menos navegadores do que plataformas, mas ainda assim é ruim, por que requer que algo seja instalado. Vencedor mesmo só se não precisasse instalar nada.

A novidade deve chegar no primeiro semestre de 2011 e o modelo de negócio parece ser diferente do modelo de cliente servidor que atualmente é utilizando no Skype. Talvez um programa de afiliados seja criado para vender produtos e serviços pagos e a integração com sites de comercio eletrônicos será algo que pode revolucionar, ou não.

Via TechCrunch.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: