Smartphone do Facebook e um com Firefox




iPhone veio e bagunçou o mercado. Um tempo depois veio o Android, que ganha espaço, mas vale aqui uma explicação. iPhone é um conjunto de hardware e software feito por um único fabricante. O Android é apenas o software e seu fabricante adotou a mesma estratégia da Microsoft. Libera para uso para qualquer fabricante de hardware utilizar e libera para cada um fazer o que bem entender com ele.

Isto tem um lado bom e ruim. Bom para os fabricantes criarem seus produtos bem diferenciados, mas é ruim, pois torna algumas coisas incompatíveis. Outro problema grande é que a atualização do sistema operacional de um espertofone com Android é de responsabilidade do fabricante do hardware. Então você pode ficar preso num hardware bom, mas com SO (Sistema Operacional) antigo e ruim. Se isto não fosse suficiente, já ouvi desenvolvedores reclamando que o mesmo problema do Linux afeta o Android. Assim como existem várias distribuições no Linux, cada fabricante de hardware pode alterar o Android de tal maneira que um determinado app pode deixar de funcionar. Isto é ruim para o ambiente como um todo.

Nokia que é líder de mercado tem ainda seu antiquado Symbian parece estar fora das analises que determinam os grande players de mercado para o futuro. RIM, que é quem faz o Blackberry, também está fora. Ambos estão mexendo em seu sistema operacional para “modernizar” o principal ativo de seus produtos. A RIM está para lançar um tablet com sistema operacional remodelado e a Nokia está fazendo um SO com Linux.

Mas e se ao invés de criar um novo sistema operacional, começassem a surgir espertofones dedicados para determinadas aplicações? O Facebook parece estar trabalhando para lançar um telefone com ajuda da INQ Mobile no mercado norte americano no começo de 2011 e na Europa da segunda metade do mesmo ano. Mas por que lançar um telefone específico para um serviço? Será que os SDK existentes para iOS e Android não são suficientes para um smartphone utilizar o serviço? Será que não seria mais negócio o Facebook virar um MVNO?

Seguindo a idéia do Facebook, a Mozilla, empresa por trás da marca Firefox apresentou um conceito de telefone esperto rodando Android. Parece bem interessante, mas será que vira realidade?

Se você tem óculos com lentes de duas cores, pode ver o vídeo acima em 3D também! O vídeo em 3D está aqui.




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: