SmarTV não é lá grandes coisa




No ano passado eu fiquei babando com as smarTVs, televisores tidos como inteligentes, pois são capazes de fazer muito mais do que trocar canal. Em geral as smarTVs são impressionantes. Elas são capazes de navegar na internet e rodar alguns aplicativos, ainda que bem rudimentares comparados com smartphones e computadores. Tudo isto pode estar para mudar radicalmente este ano, se os rumores se confirmarem e a Apple anunciar um televisor no pomar.

NewImage

O ponto é que no papel, os televidores conectados e espertos são um grande salto técnico, mas um mico prático. Navegar na internet utilizando um televisor é uma tortura. Toda a facilidade de navegar num smartphone ou num tablet vai por água abaixo quando você utiliza um televisor. Ainda que ele possa ser controlado por um tablet ou controle remoto mais avançado, a experiência é de chorar. Tudo bem, o televisor esperto da Samsung consegue até mostrar conteúdo em flash, mas seu desempenho é péssimo. Usabilidade ruim e seu poder de processamento é ridículo.

Fui na casa de um amigo que tem um ótimo televisor esperto e me atrevi a ver um vídeo do GloboEsporte.com de 20 minutos. Até conseguir acessar o vídeo foi uma tortura de uma quantidade sem números e dedos para contar de cliques no controle remoto. Para colocar o vídeo em flash em tela cheia, putz, nem digo a frustração. O melhor da smarTV é apenas ser um cliente DLNA e alguns aplicativos que ficam abertos sobre o vídeo e mostram informação coletada da internet, de resto smarTVs precisam evoluir MUITO.

Fica a dica, se você está imaginando que o televisor esperto é a solução, pode até ser, mas não espere nada espetacular. Ainda é melhor colocar um vídeo do globoesporte.com através do iPad ligado via HDMI ou VGA no televisor do que pelo navegador nativo dele. É mais rápido e prático. O smart destes televisores está apenas no marketing. Infelizmente.




Próximo Artigo

Leia Também


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: