Snow Leopard e Windows 7




Eu não vou fazer uma comparação entre os dois. Nem vou pixar o Windows e glorificar o OS X que ainda nem foi lançado. Só vou comentar quão indiferente estou em relação aos dois anúncios sobre as versões que estão por vir.

O anúncio da Microsoft de que o novo sistema operacional estaria disponível no final do ano que vem é bastante aceitável, já que ainda não encontrei um único usuário de Vista que seja feliz com ele. Parece que apesar de melhor e mais seguro, o Vista se arrasta em determinadas ações. Coloquei-o para rodar num computador de 3GHz com 2 ou 3GB de RAM (não lembro o valor corretamente, mas é algo por aí) e ainda uma placa de vídeo com 256MB de memória. Parece que ele se arrasta em determinados momentos.

Agora Steve Jobs falar que no ano que vem o OS X 10.6 sai do forno foi um pouco demais pra mim. Eu realmente não esperava um anúncio de novo sistema operacional. O Leopard trouxe uma penca de novas funcionalidades, o que mais falta fazer? Ok, pergunta burra, mas bem que podia demorar mais tempo para o Leopard sair de cena. Por que tão rápido. Aí entendi.

Tudo veio à luz do sol quando li a . O hardware de nossos computadores vem evoluindo para um salto de tecnologia. Se nos últimos 10 anos o lance era fazer computadores mais rápidos e mais rápidos, agora o lance é fazer mais do mesmo: Núcleo, muitos núcleos. Dual Core, Quad Core, Octa Core, enfim, uma orgia de núcleos de quantidade de memória.

Além disto os processadores gráficos estão virando quase um cerebelo do computador. Não sei se a analogia está certa ou não, ainda bem que não fui fazer medicina, mas com novos GPUs, o lance é tirar proveito das máquina ociosa e colocá-la para fazer mais do que apenas gráficos. OpenCL será o responsável por isto.

Tudo isto, realmente justifica uma nova versão e não patches como a Microsoft costuma fazer. Bola dentro da Apple e quando ao Windows 7, bem, alguém pode explicar nos comentários sobre o que se trata a nova versão, por que nem o Vista eu entendi ainda a que veio. :mrgreen: Sim, eu sou nojento. Não não sou não. Pra saber mais sobre o Windows 7, veja este perguntas e respostas.

Ih, maluco, esqueci. Parece que o foco da Apple agora é entrar no mercado corporativo de vez. A Apple irá incluir suporte ao Exchange em seu sistema operacional e programas, assim como fez com o iPhone. Se ela conseguir entrar neste mercado, vai ser muito bom para o market share. Ótimo para o mercado que terá que se movimentar para oferecer novos serviços e ótimas oportunidades de empregos para um mercado saturado de suporte de primeiro e segundo nível.





Leia Também


Deixe um comentário

13 Comentários

  1. Para o vosso conhecimento, Berna, eu sou um usuário 99% satisfeito com o Windows Vista. Também estou indiferente ao que vem por aí, mas gosto mesmo do Windows Vista tanto quanto o Mac OS X.

    Aquele abraço!

    Responder
  2. Sério? Nenhuma reclamação do Vista?

    Responder
  3. Também estou satisfeito com o Vista, aliás, uso como sistema principal há mais de um ano.

    Claro que ele é “pesado” e ligeiramente mais lento que o XP (pelo menos aqui), mas ele me passa uma sensação de segurança muito maior que o seu anterior.

    Não existe nenhuma mudança drástica, contudo ele me conquistou nos detalhes.

    Responder
  4. Ah sim, esta segurança aparente eu concordo, mas não o vejo tão prático quanto o XP, mas enfim…

    Responder
  5. Gustavo Cardoso

     /  22/06/2008

    Também não tenho nada a reclamar do Vista! Acho engraçado neguinho ficar zoando a Microsoft pelas pendengas do Vista… pois, para a Apple é muito mais fácil desenvolver um software para um hardware específico. Já a Microsoft tem que desenvolver um software que tem que rodar em vários perfis de hardware diferentes. Ai, se o cara tá usando um HD jurássico, uma memória Xing-Ling e um processador “monocore” com o Vista e o sistema operacional aparenta lentidão a culpa é da Microsoft… enquanto isso, o Tio Jobs deita e rola em cima de um hardware padronizado e caro. Sei lá! Tem hora que eu acho que a galera é meio injusta com a Microsoft. Dúvido que se o Leopard fosse liberado para mercado de PCs ele se manteria consistente e seguro como o Vista é. Falo isso embasado nas últimas experiências (catastróficas) que a Apple vem realizando com o seu navegador… o Safari (que mais parece uma peneira de tanto buraco na segurança)…

    Responder
  6. Ah vai, julgar a Apple pelo Safari é maldade igual as sacanagens com a Microsoft por causa do Vista. São equipes diferentes desenvolvendo o sistema operacional e o navegador.

    Eu não gosto do Safari. Acho que não existe competidor ao Firefox, seja no Windows, seja no OS X. O Safari é um novo entrante então, se permitir, é até aceitável que o Safari seja meio queijo suíço.

    Uma coisa porém temos que admitir. O Safari é mais rápido do que qualquer outro navegador.

    Responder
  7. Paulo

     /  17/01/2009

    99% de quem gosta de Windows, sinceramente, nunca passou mais do que 30min usando o Leopard.
    Eu usei windows desde que o PRIMEIRO foi lançado. Alias, sou MSoft desde o DOS. Isso tem mais de 12 anos de uso. Então posso falar com propriedade. Quando o VISTA saiu eu fui um dos MANÉs (eu me considero agora), que foi lá e pagou 589 reais por uma caixa inutil, que cheguei em casa e descobri que só vinha o DVD em PORTUGUES (eu queria ingles) e que só vinha a versão 32BITS eu queria 64Bits. DAi o BABACA auqi teve que pagar mais 30 reais pra M$oft e esperar somente 30 dias pra chegar um DVD 64Bits. Dai finalmente instalei o vista. Achei legal até. Defendi o Vista (afinal tinha gasto 589 reais nele). E tudo que nem muitos nesse post. Falava que era lindo, que não tinha problemas.

    Dai comecei a ter mais contato com Macs (amigos). Resolvi, comprar um Macbook, já que também rodava windows. Resultado. Comprei o MAcbook, instalei o windows (dual boot). Sabem quantas vezes meu macbook bootou com o windows em mais ou menos 1 ano de uso dele ? Se foram 2 vezes foi MUITO.

    Sinceramente. O Leopard é TUDO que vista tenta capengamente ser e está LONGE de ser. Apesar de bom, o OSx é muito mais produtivo, mais rapido, mais cofortável de usar e se tivesse DirectX pro Leopard, sinceramente o Vista poderia explodir da face da terra e não ia fazer falta…

    Isso pq eu malhava direto meus amigos usuários de MAC. E agora dou o braço a torcer. Se vc está lendo isso e usa VISTA e acha legal. Use o Leopard, compre um MAC. Sinceramente, vc vai pensar… “Pq me enganei tantos e tantos anos…”.
    Aqui em casa agora é WINDOWS FREE. troquei o note da esposa por MAC e ela agora usa o computador 200x melhor, não me pergunta mais nada (como fazer um dvd, autorar, fazer uma agenda, configurar isso ou aquilo), coisas que ela nunca se arristou a fazer em windows ela faz no leopard rindo.

    Isso é um depoimento sem “fanatismos”, é só uma realidade.

    E pra fechar a tampa do caixão MESMO e eu vender meu VISTA e tomar odio completo pela M$oft, eu descobri que no lançamento 5 (CINCO) licensas do LEOPARD (que só tem uma versão mais completa que todas do Vista), custava simplesmente 400 e poucos reais. 5 REPETINDO, 5 licensas !!!

    Enquanto 1 VISTA capado, me custou 589 reais e eu nem tinha permissão de escolher a lingua… BOTEI O CHAPEU DE BABACA MESMO. Vendi o vista e nunca mais compro nenhum windows. Se puder, nunca mais uso Windows.

    Depoimento veridico.

    Responder
  8. Paulo

     /  17/01/2009

    Também concordo com o que disseram aqui. Se o Leopard fosse feito pra PCs, seria certamente um lixo.
    Talvez, enquanto a M$soft não fabricar computadores, o Windows continuará ruim.

    Uso Mac e não uso Safari, também não gosto. Muita gente que usa Mac não usa Safari, usa FireFox. 🙂

    Quanto ao topico especificamente, o que eu vi é que a Apple resolveu dessa vez não adicionar muitas features, até mesmo pq o Leopard não precisa (Não mesmo). Mas o SNOW LEPARD será 1GIGA menor na instalação, instalará em menos de 15 minutos ! (contra 1 hora do Leopard), e reconstruiram o CORE, os betas relatam que está MUITO mais rapido e leve. Todas as aplicações foram enxugadas no codigo mantendo e adicionando funções.

    Virá finalmente com o Quicktime 64Bits, e só essas melhorias já está bom demais. Fora que ele sendo 64Bits puro , usará bem melhor multi-cores.
    Features novas vem com o iLife 2009, que já saiu. 🙂

    Eu vou CERTAMENTE comprar o Snow Leopard.

    Responder
  9. Joel

     /  12/04/2009

    Bom pessoal, estou usando o Vista (Ultimate) desde quando estava no Beta, no inicio pesava, tinha problemas com drives etc. Mas atualmente estou usando o Vista Home Premium – e estou feliz com isso, sem problemas de software ou hardware, desliga mais rápido que o XP, enfim o considero muito mais inteligente. No mesmo quarto meu filho usa um pc com XP instalado e garanto, por experiencia, o Vista tá muito a frente em termos de tecnologia e entretenimento. Atualmento meu note, que aliás é um Sony Vaio, está rodando direitinho, usa a interface do W7 (mto lindo por sinal) com todos os recursos de transparência etc. Só vou migrar para W7 na real se ele for melhor, senão fico do jeito que está.

    Responder
  10. Valter

     /  08/06/2009

    Desculpe a ignorância, mas o Leopard pode ser instalado em qualquer máquina ou ainda continua exclusivo das máquinas da apple ??

    Responder
    • só pode instalar oficilamente em máquinas Apple. Para instalar em máquinas que não sejam da Apple é necessário software hackeado.

      Responder
  11. Valter

     /  08/06/2009

    Bom, então o windows continuará levando vantagem, pois o custo de apple ainda é muito alto.

    Estou testando o Windows 7 64bits e até agora funciona perfeitamente parace-me até mais rápido que o XP, o boot é feito em menos 50seg, apesar dos mesmos recursos visuais do vista.

    Estou testando em um quad core com 4mb e vídeo de 256 com 3 hds, 120, 250 e 500 + um USB de 160GB todos satas . Ainda não tive problemas de incompatibilidade nem com softwares nem com Hardware. Com um custo que não chegou nem a R$ 2000,00 e isto ainda me impede de ir pro mac.

    Por enquanto vou continuar sonhando com um Mac e seus softwares quem sabe um dia consigo me livrar do Windows.

    Responder
  12. Jocelito

     /  08/06/2009

    bom… qq eu vou dizer.. sou usuario mac… meu macbook core duo 1,8GHz(2006) carrega o leopard em 33 segundos e o tiger em 22s… depois de usar um mac para produçao q se da valor ao produto.. ele nao é só bonitinho… nao da problemas, nao atrapalha na produçao. uso meu macbook para audio, multimidia em geral, ediçao de video, office…uso geral…
    o iMac 20″ uso para edicao de imagens, ediçao de video e multimidia me geral.
    é uma pena q o OSX nao seja disponivel para PCs, imagina gastar 3000,00 em uma maquina equivalente ao um mac pro….mais ai q esta a vantagem da apple.
    um sistema totalmente otimizado. se paga mais kro para se ter um produto de melhor qualidade.
    mais uma vantagem de se ter 2 apple… uso o macbook como disco de backup para o imac e vice-versa via firewire.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: