Superfície hidrofóbica




Superfícies preconceituosas é o que há! Hein? Não. Não estou louco. Posso ser maluco, mas ainda não passei para o lado iluminado da insanidade. Superfícies que não gostam de líquidos são o atual desejo de boa parte da industria.

Na última vez que estive nos EUA comprei um produto que eu já tinha visto em 2011 e sabia que seria fantástico de ter para aplicar nos meus tênis. O NeverWet é fenomenal. Basta aplicar sobre o tecido desejado e voilá! Quando água cair sobre o tecido, nada de ficar molhado ou úmido. É muito prático e fácil de usar, contudo, há alguns poréns. 

Pra começar, assim que o produto é aplicado, a cor do tecido muda e fica mais escuro. Outra coisa é que como é um líquido, que você aplica sobre o tecido, com o tempo ele acaba sendo removido naturalmente pela água ou por atrito com outras superfícies.

Existe também outra empresa que oferece o revestimento Ultra-ever-Dry que foi aplicado em carros pela Nissan em campanhas para promover alguns de seus modelos.

Revestimentos deste tipo são bem legais, mas legal mesmo seria se a superfície já tivesse estas propriedades assim como a Flor de Lótus tem naturalmente. Enfim, alguém com cérebro e recursos se dedicou a estudar o assunto na Universidade de Rochester.

Resultado foi um belo tratamento de superfície feito com lasers que não tem desgaste como o revestimento feito com outro material.

O tratamento da superfície é feito usando lasers que provocam a criação de ranhuras muito pequenas e que fazem com que a água seja totalmente repelida, assim como na flor de lótus. O trabalho é fantástico e não posso parar de pensar se o tratamento pode ser pode ser aplicado em outros materiais como vidros, por exemplo. 

Imagina nunca mais precisar limpar as janelas se tivessem este tipo de tratamento? Outro uso interessante seria colocar este tipo de tratamento no interior de tubulações, canos, mangueiras etc.

Abaixo você pode ver a explicação.

A explicação é legal, mas não tão alucinante quanto o material que explica todo o processo utilizado para criar a superfície. Só para provocar, saca a imagem abaixo.

NewImage




Leia Também


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: