Tagalicious: organizando suas músicas no iTunes




No passado os tocadores de MP3 faziam uma coisa legal que era apenas mostrar o nome do arquivo da música e você tinha a opção de mostrar a ID3 se quiser. Pois bem, no caso hoje, a maioria dos arquivos MP3 já estão com ID3 por conta dos programas que ficaram espertos e agora já sabem qual música é, e, assim, complementam com a informações que acham que é correta.

Pois bem, ter uma coleção com todas as tags corretas é uma beleza. Capinhas, todas as tags preenchidas, uma mão na roda, ainda mais quando você utiliza o iTunes. Vou explicar por quê. Eu tenho um iPhone que não é capaz de levar todas as minhas músicas, então eu crio regras dinâmicas no iTunes para colocar apenas algumas músicas no iPhone. Coloco as mais tocadas, as nunca tocadas e as mais bem avaliadas. Tudo dinâmico. As músicas ficam trocando de acordo com a estatística do iTunes. Mais do que isto, tenho algumas regras que por exemplo excluem certos álbuns ou músicas ou até mesmo artistas para não serem sincronizadas para o iPhone.

Ao invés de sincronizar a biblioteca completa, sincronizo as playlists. Para conseguir isto, as músicas precisam estar todas com o ID3, que é a sopa de letrinha que faz referencia a todos os metadados que um arquivos MP3 pode ter, mas eu acho que você já tinha entendido isto.

O iTunes dá ferramentas para você editar manualmente cada um dos arquivos de música que você tem, mas se você tem muita música sem ID3, vai ficar sentado na frente do computador para acertar tudo na mão? Claro que não. Um programinha vai bem, não?

Tagalicious é o programa para a tarefa. Ele é capaz de acertar o nome das músicas, buscar a capa dos álbuns e mais do que isto, pode até mesmo pegar a letra das músicas se você quiser. O método dele identificar qual música é qual que me deixou feliz. Ele usa o Gracenote. Em termos leigos, o programa escuta a música e vai numa base de dados na internet e verifica qual música é aquela.

O Tagalicious não é grátis, custa 20 dólares, mas pode ser usado no Windows ou no Mac. Abaixo você pode ver um vídeo que demonstra o funcionamento.




Leia Também


Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Railton

     /  05/06/2011

    Eu uso o TuneUP, muito bom por sinal tambem e faz a mesma coisa.

    Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: